O actor Ricardo de Sá foi um dos convidados do programa "Dois às 10", da TVI, e deu um poderoso e emocionante testemunho sobre o seu pai, que sofreu um aneurisma há quase um ano e que ainda está internado no hospital.
O artista confessou que o progenitor teve alguns meses "em coma" mas que agora já se consegue expressar melhor. Ricardo consegue visitá-lo cerca de duas vezes por semana com a sua avô, mãe do pai, e explicou que é difícil vê-lo assim.
"Passa a maior parte do dia acamado e em cadeira de rodas", confessa.
Ricardo de Sá, como é o filho mais velho, acabou por ficar com mais responsabilidades, nomeadamente sobre o pai e sobre a avó que já tem 88 anos.
"Usei a arte e a música como catarse", explica. "Sou o filho mais velho mas de repente caem-me muitas responsabilidades. Só quem passa por isto é que sabe o quão difícil é lidar, não só pela questão emocional mas também a burocracia. Não posso deixar de enaltecer o Serviço Nacional de Saúde. Se não fosse o SNS ele não tinha sobrevivido. O meu pai fez duas cirurgias de urgência", confessa, revelando que o pai foi depois transferido para o Hospital de São José, onde foi tratado por neurocirurgiões incríveis, a quem tem que agradecer.
Ricardo de Sá conta ainda com a ajuda preciosa da mãe, que, apesar de estar divorciada do seu pai há muito tempo, não deixa de o apoiar.
No início do ano, o artista tinha partilhado uma imagem da avó precisamente a visitar o pai, um momento enternecedor entre mãe e filho.
"A minha avó a mimar o seu único filho, o meu querido pai, vítima de um aneurisma há 10 meses. Ambos aos meus cuidados e responsabilidade", começou por escrever o artista na legenda da referida imagem.
"Assim é a vida e o amor, onde, por vezes, a tristeza, a incapacidade e a resignação levam a um processo de aceitação e reconstrução, não como um fim, mas como autoconhecimento, resiliência e descoberta de novas formas de amar e até de viver… transformando a nossa mágoa em força e sabedoria, mesmo quando não há mais nada a fazer senão seguir em frente e encontrar fé em momentos como este", desabafou também Ricardo de Sá na mesma partilha.

Sem comentários:
Enviar um comentário