Rei Carlos III Quebra o Silêncio: Monarca Colaborará com Investigação sobre Príncipe André




O Rei Carlos III falou pela primeira vez sobre o escândalo que assola o seu irmão, o ex-príncipe André, que está envolvido no caso Epstein. 


"O rei deixou clara, em palavras e através de ações sem precedentes, a sua profunda preocupação com as alegações que continuam a vir à tona em relação à conduta do Sr. Mountbatten-Windsor", referiu um porta-voz do Palácio de Buckingham.

"Embora as alegações específicas em questão devam ser abordadas pelo Sr. Mountbatten-Windsor, se formos contactados pela Polícia de Thames Valley, estamos prontos para apoiá-los, como seria de esperar", referiu ainda o profissional da casa real britânica.

Este comunicado surge depois da polícia de Thames Valley [que cobre a área de Windsor] confirmar que está a avaliar uma possível investigação sobre uma queixa do grupo antimonárquico Republic, que denunciou André por suspeita de má conduta no exercício de funções públicas e violação de segredos oficiais.

A polícia britânica indicou estar "a analisar" informações segundo as quais André teria transmitido a Epstein, em 2010, documentos confidenciais enquanto era enviado especial do Governo para o Comércio.

Documentos relativos a Jeffrey Epstein divulgados pelas autoridades dos Estados Unidos indicam que o ex-príncipe André encaminhou cópias de relatórios próprios de uma viagem ao sudeste asiático em 2010 para Epstein logo depois de regressar ao Reino Unido.

Os arquivos evidenciam a rede de pessoas ricas e poderosas que Epstein usava para explorar mulheres jovens e meninas, e mostram que a relação próxima do membro da família real com Epstein, mesmo depois do norte-americano ter sido condenado por aliciar uma menor para prostituição em 2008.

O rei Carlos III e a rainha Camilla, recorde-se, foram os primeiros da família real britânica a expressar publicamente o apoio às muitas mulheres e jovens que sofreram abusos nas mãos de Jeffrey Epstein em outubro do ano passado.

"Suas Majestades desejam deixar claro que os seus pensamentos e a sua mais profunda solidariedade estão e vão continuar com as vítimas e sobreviventes de todas as formas de abuso", comunicou o Palácio de Buckingham na altura.

Kate e William também reagem a escândalo de ex-príncipe André

Estas declarações surgem no mesmo dia em que os príncipes de Gales, William e Kate, também reagiram publicamente à polémica. O casal, que está a fazer uma visita oficial à Arábia Saudita, pronunciou-se através do porta-voz. 

"Posso confirmar que o príncipe e a princesa de Gales estão profundamente preocupados com as revelações que continuam a surgir. Os seus pensamentos permanecem focados nas vítimas", disse um porta-voz do palácio de Kensington à imprensa na capital Riade, esta manhã, dia 9 de fevereiro.