Magnésio e Ibuprofeno Juntos: Especialistas Explicam os Efeitos no Organismo



Seja para combater problemas como contraturas ou espasmos musculares é comum recorrer-se à automedicação de suplementos como o magnésio. O mesmo acontece com o ibuprofeno para o alívio de diversas dores, como de cabeça ou até mesmo de cólicas menstruais.


Note que este suplemento pode ser receitado mesmo a pessoas saudáveis, aliás, segundo os especialistas do Very Well Health, o magnésio é fortemente receitado a atletas.

No entanto, a toma conjunta destas substâncias pode colidir e provocar efeitos tanto negativos como positivos. Apesar de leves e aparentemente inofensivas, estes especialistas recordam que tanto o magnésio como o ibuprofeno deve ser tomado nas quantidades e nos momentos indicados por um médico especialista.



Efeitos no estômago e na digestão

"O ibuprofeno pode irritar o estômago de algumas pessoas, dado que reduz as prostaglandinas protetoras do trato digestivo e pode, por isso, aumentar o ácido estomacal e aumentar a propensão a irritação ou até úlceras se usada com frequência".

O magnésio, por outro lado, pode também "neutralizar o ácido estomacal e proporcionar "alívio leve de azia ou desconforto relacionado com esse ácido caso precise tomar ibuprofeno ocasionalmente".

No entanto, "o uso prolongado dessa combinação em doses altas pode aumentar a irritação gastrointestinal", alertam.

Quem pode tomar estes medicamentos juntos?

Para a maioria das pessoas saudáveis, "tomar magnésio e ibuprofeno juntos em doses normais, geralmente, é seguro". No entanto, deve reconsiderar se tiver algum tipo de problema de rins ou de estômago.


Como o magnésio afeta o Ibuprofeno

Estudos citados pela mesma fonte sugerem que "o magnésio tomado com ibuprofeno pode estar associado a um alívio da dor melhorado em comparação com o ibuprofeno sozinho". Porém, os investigadores garantem que tudo varia conforme o contexto, as quantidades e o tipo de magnésio medicado, dado que existem diferentes formulações de magnésio.

Como na toma de qualquer outro suplemento ou medicamento, a orientação personalizada de um profissional de saúde é a abordagem mais segura e recomendada por estes especialistas.