Desintoxicação Digital: Dicas de Especialistas Para Se Afastar do Telemóvel e Reconectar



Com a tecnologia a ocupar grande parte da vida moderna são muitas as pessoas que sentem uma necessidade de se afastar e viverem mais o presente.


Nas redes sociais, inclusive, surgiu um movimento intitulado de "analogic bag", que consiste em juntar num saco tudo o que se precisa para hobbies que não precisem de estar ligados à internet, como por exemplo pintar, bordar ou mesmo ver filmes em DVD. 

Tendo isto em conta há quem ache que precise de fazer uma desintoxicação digital. O Real Simple dedicou um artigo a este assunto. 

O que é uma desintoxicação digital?

"Uma desintoxicação digital é um período determinado em que alguém se desliga intencionalmente de dispositivos digitais e dos espaços online que o mantêm constantemente ligado", notou a psiquiatra Christina Lee. 

Isto inclui smartphones, computadores, tablets, TVs e redes sociais. É um momento para experenciar a vida real sem distrações, o que permite a que se reduza o stress, se esteja mais presente e se reconecte com as pessoas olhos nos olhos.

Contudo, uma desintoxicação digital não significa ter de se abandonar a tecnologia. Trata-se antes de uma redefinição deliberada de como, quando e por que a usamos.

Sinais de que precisa de fazer uma desintoxicação digital

A maioria das pessoas beneficiaria com uma desintoxicação digital, mas se está na dúvida, a psiquiatra destaca alguns dos sinais. 

- Sente a necessidade constante de verificar o seu telemóvel;

- Sente-se ansioso quando não tem o telemóvel ao pé de si; 

- Tem dificuldade em concentrar-se sem o telemóvel;

- Sente-se triste, com raiva ou ansioso depois de passar tempo nas redes sociais; 

- Fica no telemóvel à noite e pega nele assim que acorda;

- O telemóvel tem atrapalhado a sua relação com as pessoas;

- Cada vez que se sente em stress pega logo no telemóvel;

- Está sempre online. 

Como fazer uma desintoxicação digital

Se está nos seus objetivos passar menos tempo ao telemóvel, então siga as seguintes dicas. 

1. Entenda o porquê

É importante perceber por que motivo é que deseja fazer um detox digital, pois isto permitirá que se ligue melhor à experiência, aumentando as hipóteses de sucesso. 

- O que quer mudar quando acabar o detox?
- O que quer conseguir ao diminuir o tempo online?
- O que perdeu por passar tanto tempo na internet?

Responda a estas questões e reflita.

2. Acompanhe a sua jornada

"Algumas mudanças serão notadas de forma significativa, mas outras serão subtis", realçou a especialista em tecnologia René Casey. 

Será bom apontar estes momentos subtis num caderno, pois ajudá-lo-á a perceber porque é que a desintoxicação é importante.

3. Estabeleça um plano

"Comece com um plano e um objetivo específico, como verificar e-mails e notificações apenas em horários determinados", sugere Lee. 

Poderá também optar por fazer uma pausa de um dia ou uma semana das aplicações que mais lhe causam stress e ansiedade, por exemplo. 

4. Identificar - e remover - os gatilhos

Uma das melhores coisas que poderá fazer é perceber quais os gatilhos que o levam a ficar muito tempo ao telemóvel. Há truques quanto a isto. Um deles é deixar o telemóvel longe a sua mesa de trabalho.

5. Troque o tempo de ecrã por atividades mais saudáveis

Normalmente pega-se no telemóvel em momentos de tédio, stress, raiva ou tristeza. Pense em outras coisas que poderá fazer nestas situações, como por exemplo uma caminhada ao ar livre. 

6. Recorra à sua comunidade

Envolver-se com alguma comunidade da sua zona - ou mesmo um grupo com o qual se identifique - poderá ajudar a reduzir o tempo de ecrã. Eventos e trabalho voluntário são apenas dois exemplos.