À medida que envelhecemos vão começando a aparecer algumas rugas. Para muitas pessoas, este fenómeno representa uma grande tragédia e o primeiro instinto, por vezes, é focado somente na possibilidade de aplicação de Botox.
Mas será mesmo essa a primeira opção a considerar?
Primeiramente, importa perceber que o termo Botox trata-se de uma marca comercial de uma farmacêutica e não de uma substância.
O que origina realmente o efeito de uma pele jovem e esticada é a toxina botulínica tipo A contida nesse produto.
No entanto, segundo revelam alguns dermatologistas à Byrdie, recorrer a esta substância não deve ser o primeiro passo a ser ponderado: Existem maneiras naturais de esticar a pele e de a manter com um aspeto jovem. Saiba o que recomendam estes especialistas.
Evitar exposição solar direta e prolongada
Uma exposição excessiva a raios ultravioleta podem resultar numa hiperpigmentação e, por sua vez, isso pode originar "danos graves como queimaduras" e uma consequente perda de colágeno.
O dermatologista Brendan Camp clarifica que "os raios ultravioleta do sol causam danos às proteínas estruturais da pele, como colágeno e elastina", sendo essas proteínas normalmente que estão associadas à firmeza e rigidez da pele.
Uma das recomendações, independentemente da estação do ano, é o uso de protetor solar para ajudar a prevenir queimaduras solares, envelhecimento precoce e cancro da pele. Shari Sperling acrescenta que "é importante reaplicar protetor solar com frequência, a cada 2 horas, mais ou menos".
Massajar o rosto
Georgia Louise, a especialista em cuidados de rosto, garante que por trás de rostos de famosos, clientes seus, como Gwyneth Paltrow, Jennifer Aniston e Anna Wintour, há esta "técnica para valorizar".
Ao massagear suavemente o rosto (ou fazer exercícios faciais), "pode estimular o tecido muscular, o que melhora o volume da pele e combate a atrofia muscular".
Leia Também: Surpreendente! O corpo reage assim se adicionar colagénio ao café
Consuma alimentos que aumentam o colagénio
De acordo com estes especialistas, há alimentos que são conhecidos e associados a uma estimulação e produção de colagénio superior.
"Encha sua dieta com um equilíbrio saudável de superalimentos nutritivos, como verduras de folha escura, ovos ricos em aminoácidos, abacate e até alho. Procure alimentos ricos em vitaminas C e E e antioxidantes", explica.
Em alternativa, se precisar de suplementar as suas refeições, "existem até pós que aumentam o colagénio e que pode adicionar à sua comida ou bebida preferida".
Faça uma esfoliação de pele consciente
"Esfoliar a pele não só a deixa mais lisa e macia, como também pode ajudar a estimular a produção de colágeno, que depois se transforma numa pele mais firme e preenchida".
Esta técnica consiste numa remoção de células mortas da superfície, ajudando "a revelar uma pele mais brilhante e radiante e também é considerado um incentivo à produção de colágeno, que pode contribuir para uma pele com aparência mais jovem", diz Brendan Camp.
No entanto, não pode adotar esta prática como regra. Deve criar uma rotina saudável de esfoliação. Idealmente deve fazê-lo uma vez por semana e não mais do que isso. Se exagerar pode estar a danificar a barreira protetora da pele.
.webp)
Sem comentários:
Enviar um comentário