Na megapenitenciária do presidente Bukele, os detentos vivem sem colchão, sem cobertor e sem travesseiro, dormindo diretamente sobre o concreto frio. O governo exibe um regime de “tolerância zero”, no qual qualquer forma de conforto é proibida.
A regra dentro do presídio é rígida e direta: o preso que não trabalha, não come. As autoridades afirmam que não utilizam o dinheiro dos impostos para sustentar criminosos, destinando esses recursos apenas para obras de segurança e para benefícios da população.
Enquanto organismos internacionais denunciam condições consideradas desumanas, a administração defende esse modelo severo como a única solução eficaz contra a violência. Trata-se de um sistema penitenciário radical, que eliminou o ócio e divide opiniões em todo o mundo.

Sem comentários:
Enviar um comentário