Prefeito Desaparecido Há 20 Anos em Locação de “Os Goonies” Tem Corpo Identificado

Sean Astin em cena de 'Os Goonies' e o político norte-americano Clarence Edwin “Ed” Asher — Foto: divulgação


Após duas décadas de mistério, a polícia dos Estados Unidos identificou os restos mortais de Clarence Edwin “Ed” Asher, ex-prefeito da cidade de Fossil, no estado do Oregon. Ele havia desaparecido em 2006 durante uma pescaria na Baía de Tillamook, local conhecido por ter servido como um dos principais cenários externos do clássico filme “Os Goonies” (1986).


Asher, que tinha 72 anos na época, caiu de seu barco enquanto pescava caranguejos nas proximidades do farol e do parque exibidos em cenas marcantes do longa-metragem. A Guarda Costeira realizou uma ampla operação de busca, encerrada no dia 6 de setembro de 2006, apenas um dia após o desaparecimento, conforme noticiou o jornal The Astorian.


As autoridades concluíram à época que o ex-prefeito havia se afogado. Segundo relato da esposa, Asher não usava colete salva-vidas e não sabia nadar.


Em novembro de 2006, restos mortais foram encontrados na praia de Taholah, no estado de Washington, a cerca de 298 quilômetros ao norte do local do desaparecimento. Apesar das investigações, a identidade não pôde ser determinada naquele momento, e o caso foi incluído no Sistema Nacional de Pessoas Desaparecidas e Não Identificadas, onde permaneceu arquivado por anos.


O político norte-americano Clarence Edwin “Ed” Asher — Foto: Divulgação




Somente em 2025, o caso avançou com o envio das evidências a uma empresa de genealogia genética do Texas, especializada em identificar pessoas desaparecidas. O cruzamento de dados genéticos com uma amostra fornecida por um parente de Asher permitiu a confirmação da identidade, encerrando um mistério que durou 20 anos.