Morreu esta quinta-feira, 15 de janeiro, a princesa Irene da Grécia, a irmã mais nova da rainha Sofía de Espanha. Tinha 83 anos.
Irene era muito próxima de todos os irmãos, principalmente da mãe de Felipe VI, que passou os últimos momentos ao seu lado em Madrid. Alías, Sofía chegou mesmo a cancelar a sua agenda desta semana para acompanhar a familiar que estava a ficar mais frágil de dia para dia.
A filha do rei Paulo I da Grécia e da rainha Frederica, sofria há muito tempo de uma condição cognitiva já que foi diagnosticada com a doença de Alzheimer em 2023.
A última vez que a princesa Irene foi vista em público foi a 7 de fevereiro de 2015, em Atenas, quando marcou presença no casamento do sobrinho, o príncipe Nikolaos da Grécia, com Chrysi Vardinogiannis onde apareceu já numa cadeira de rodas.
Como nunca casou, acabou por ser uma segunda mãe para os sobrinhos, refere a revista Hola!. Segundo a publicação, era comum vê-la também com as sobrinhas-netas, a princesa Leonor e a Infanta Sofía, nos verões passados na casa de Palma de Maiorca.
Irene era apaixonada pela cultura hindu, arqueologia e música e chegou mesmo a tornar-se pianista.
Nasceu na Cidade do Cabo, África do Sul, a 11 de maio de 1942. Na infância passou por diversos países antes de retornar à Grécia em 1946.
Recorde-se que este é mais um duro golpe para a rainha Sofía que perdeu também a sua prima em segundo grau, a princesa Tatiana Radziwill, em dezembro de 2025. Tatiana era sua grande amiga e confidente.

Sem comentários:
Enviar um comentário