Família Real Espanhola Reúne-se em Madrid Para Despedida da Princesa Irene da Grécia



Decorrem este sábado as primeiras cerimónias fúnebres da princesa Irene da Grécia em Madrid, Espanha.  A irmã de Sofía de Espanha, recorde-se morreu a 15 de janeiro, aos 83 anos, no Palácio da Zarzuela, na capital espanhola.


Irene tinha uma saúde frágil com um declínio cognitivo há vários anos mas recentemente ficou pior, levando até Sofía a desmarcar os compromissos oficiais que tinha agendados.

Foi montada uma capela funerária no Palácio da Zarzuela onde o seu corpo foi velado. A família real, como não podia deixar de ser, marcou presença. Sofía chegou acompanhada da sua neta Leonor. Também a filha mais nova do rei Felipe VI, Sofía, viajou de Lisboa até à capital espanhola para prestar homenagem à tia-avó. 

Letizia e Felipe também estiveram nas cerimónias bem como as irmãs do rei de Espanha, a infanta Cristina e Elena. 


Na próxima segunda-feira, 19 de janeiro, o funeral vai decorrer em Atenas e o sepultamento será no cemitério de Tatoi, o local onde os membros da família real grega são sepultados. Lá estão, por exemplo, os pais de Sofía e Irene, o rei Paulo e a rainha Frederica da Grécia, e também o irmão, o rei Constantino. 

A última vez que a princesa Irene foi vista em público foi a 7 de fevereiro de 2015, em Atenas, quando marcou presença no casamento do sobrinho, o príncipe Nikolaos da Grécia, com Chrysi Vardinogiannis onde apareceu já numa cadeira de rodas. 

Como nunca casou, acabou por ser uma segunda mãe para os sobrinhos, refere a revista Hola!. Segundo a publicação, era comum vê-la também com as sobrinhas-netas, a princesa Leonor e a Infanta Sofía, nos verões passados na casa de Palma de Maiorca. 

Irene, que nasceu na Cidade do Cabo, África do Sul, a 11 de maio de 1942, era apaixonada pela cultura hindu, arqueologia e música e chegou mesmo a tornar-se pianista.