Ex-Assessora da IL Acusa Cotrim de Assédio e Denuncia Ameaças e Intimidação



Nos amigos chegados do Instagram, Inês Bichão, ex-assessora do grupo parlamentar da Iniciativa Liberal (IL), acusou o candidato João Cotrim de Figueiredo de assédio sexual. Entretanto, essa partilha foi divulgada e o político reagiu, de imediato, negando a acusação. Agora, a advogada e consultora jurídica pronunciou-se através de um comunicado à agência Lusa, segundo a SIC Notícias.


Na nota, enviada esta quinta-feira, 15 de janeiro, Inês referiu que "foi ilicitamente difundido" e sem o seu consentimento, "conteúdo de natureza privada, originalmente partilhado em contexto restrito e não público". "Essa divulgação está a ser instrumentalizada em contexto de campanha eleitoral, contra a minha vontade, no âmbito da qual não tive nem tenho qualquer intervenção. Os factos em causa foram reportados em sede interna no decurso de 2023", frisou. Já Cotrim Figueiredo diz que desconhece queixa interna e a IL assegura ser "completamente falso que tenha havido qualquer queixa interna ou reporte, formal ou informal, sobre o candidato".


No comunicado, Inês Bichão disse ainda que "a divulgação indevida de conteúdos privados, a exposição não consentida" do seu nome e da sua imagem, "bem como as ameaças e tentativas de intimidação" de que tem sido alvo "configuram ilícitos juridicamente relevantes".


Embora não pretenda "alimentar esta polémica", a advogada e consultora jurídica deixou claro que irá "exercer os seus direitos em sede pública, na qual a veracidade dos factos será apreciada nos quadros e com as garantias que o Estado de Direito assegura".