7 Formas Simples de Melhorar o Seu Dia Sem Gastar Dinheiro: Dicas Práticas Para Bem-Estar Diário



Quem disse que é preciso gastar uma fortuna para aproveitar o dia? Ou que só se pode ser feliz quando se está de férias ou folga? Saiba que pode aproveitar ao máximo os dias mais comuns. 


O website Real Simple sugere 7 formas simples - e melhor de tudo, grátis - para aproveitar os dias e vivê-los da maneira mais feliz possível. 

1. Passe tempo na natureza

Dê um passeio pelo jardim da sua cidade, serra ou mesmo no seu bairro. A ciência já provou que passar tempo em contacto com a natureza aumenta o nosso bem-estar. Aproveite ao máximo, absorvendo cada detalhe com os seus sentidos, seja o cheiro a terra molhada, ouvir o canto dos pássaros ou uma flor. 

2. Ouça a sua música preferida

Ouça a sua música preferida sem fazer mais nada. O ideal é mergulhar em cada instrumento, tom ou sonoridade de maneira a apreciar a arte por trás dela.

3. Experimente uma 'meditação alimentar'

A 'meditação alimentar' nada mais é do que comer mais devagar e desfrutar do prazer de uma refeição. Isto aplica-se a qualquer refeição, desde um pequeno almoço simples até um jantar romântico ou entre amigos.

4. O conforto do tato

Quando perceber que está com o ritmo demasiado acelerado preste atenção ao toque. Segurar numa caneca quente, enrolar-se num cobertor ou sentir a luz do sol na pele ajuda a reduzir o stress, segundo os especialistas.

5. Valorize o tempo que tem com quem ama

A conexão humana é vital para o nosso bem-estar. Estudos já mostraram que as pessoas com fortes laços sociais viviam mais tempo do que aquelas que não tinham tanta ligações. Aproveite a companhia de quem mais ama e faça questão de estar presente nesses momentos.

6. Aproveite a hora do banho

Na próxima vez que tomar banho desacelere e preste atenção às coisas ao seu redor, desde a temperatura da água, a pressão que faz na sua pele e som desta a cair no chão. Do ponto de vista do sistema nervoso a exposição rítmica à água pode ser outra experiência sensorial profundamente reguladora e calmante.