6 Locais Perigosos Para Colocar Aquecedor Elétrico em Casa: Riscos e Alternativas Seguras

 


As temperaturas estão mais baixas e podem vir a reduzir mais nos próximos dias. Se usa um aquecedor elétrico para se aquecer em casa, tenha atenção já que existem espaços onde não deve de todo colocar este equipamento. São locais onde pode ser perigoso ter o aquecedor ligado. Saiba tudo.

O website CNET revelou alguns dos sítios onde nunca deve deixar este equipamento. Desde divisões da casa até aos materiais que tem por perto, o melhor é ter atenção para não correr o risco de incêndio e sobreaquecimento.

Os sítios em casa onde não deve colocar o aquecedor

São seis os sítios onde deixar o aquecedor elétrico acaba por ser perigoso. Saiba tudo e veja se está a fazer tudo da forma correta em sua casa.

1- Por cima de um tapete ou superfície inflamável

Os tapetes podem queimar facilmente, assim como superfícies de madeira mais delicada ou até de vinil. Neste caso pode ser pior se o aquecedor for deixado por um longo período de tempo. Deixar por cima de uma base de cerâmica é uma boa ideia.


2- Perto da parede ou móveis

Deve colocá-lo a uma distância de segurança. Explicam que o ideal é manter a 90 centímetros de distância de paredes e móveis. Debaixo de uma mesa de jantar e outro tipo de mesa também é de evitar.

3- Junta a cobertores, almofadas e cortinas

Acabam por ser mais zonas perigosas e que podem ficar queimadas. Mais uma vez, use a segurança dos 90 centímetros de distância.

4- Zonas de fácil acesso a animais e crianças

Este tipo de aparelhos pode causar queimaduras, por isso é preciso ter cuidado. Animais e crianças podem não prestar atenção e até deixar brinquedos próximos dos aquecedores.

5- Casa de banho e lavandarias

Os aquecedores elétricos não funcionam bem perto de água o que pode aumentar o risco de choque elétrico. É mais provável que caiam neste tipo de espaços.

6- Numa extensão

Podem não ser adequadas para a potência deste equipamentos e é importante ter algum cuidado para evitar o risco de incêndio e aquecimento.

Saiba como manter a casa aquecida quando falta a luz

O website Tom’s Guide revelou algumas dicas para conseguir manter a casa aquecida em dias mais frias e em alturas em que a luz pode falhar.

1- Isolar e climatizar uma zona da casa

“Não tente aquecer a casa inteira durante um apagão. É ineficiente e praticamente impossível. Escolha uma divisão com o menor número de janelas e o melhor isolamento, e feche todas as portas que dão para outras partes da casa para reter o calor neste espaço. Ambientes menores retêm o calor com muito mais eficiência do que tentar manter a temperatura em toda a casa.”

2- Bloqueie as correntes de ar nas janelas

“O ar frio que entra pelas portas e janelas dissipa rapidamente qualquer calor que consiga gerar. Percorra sua casa e identifique por onde sente a entrada de ar frio. Vede as correntes de ar ao redor de janelas e portas na divisão escolhida usando toalhas, cobertores ou fita isolante. Coloque tapetes ou cobertores no chão, especialmente se tiver chão de madeira ou azulejo, já que pisos frios absorvem o calor do corpo.”

3- Ligue um gerador para os aquecedores elétricos

“Se possui um gerador portátil, pode usá-lo para os aquecedores elétricos portáteis na divisão escolhida. Este é um dos métodos de aquecimento de emergência mais eficazes, mas requer uma instalação adequada para evitar o envenenamento fatal por monóxido de carbono.”