Vicente Gil Fala de Preconceito Cigano: “Só por Ser Cigano Já Estou a Acrescentar Alguma Coisa” no Alta Definição



Daniel Oliveira recebeu no programa Alta Definição deste sábado, 6 de dezembro, o ator Vicente Gil. Depois de recordar alguns momentos da infância e deixar vários elogios à mãe, eis que falou abertamente sobre o preconceito e dos momentos mais desafiantes por que passou.


"À primeira vista, eu claramente não tenho a imagem do que se pensa que é um cigano porque existe uma ideia, que eu acho que é uma falsa ideia, que é uma ideia pejorativa sobre o que é que se acha que é um cigano", começou por dizer.


E continuou. "Portanto, a coisa mais interessante é a surpresa. Por exemplo, aqui na novela [Vitória], eu digo e as pessoas acham que estou a gozar. Mas depois também há o lado bom porque as pessoas ficam curiosas. De repente querem falar e questionarem-se, e querem debater-se com os próprios preconceitos. Portanto, só por ser cigano já estou a acrescentar alguma coisa às equipas, e nem que seja só para discutir o que é que é isto de ser cigano, o que é que é isto de ser uma pessoa fora da norma com um background completamente diferente", acrescentou.


"De repente, as pessoas depararam-se com nunca terem trabalhado com uma pessoa cigana, por exemplo. Ou depararem-se com a ideia de que um cigano também pode ser ator, também pode ser licenciado, pode ser loirinho, branquinho e pode ser bem vestido. Acho que é fixe esse gesto muito natural de convidar as pessoas a questionarem-se. Nunca levo as coisas a peito", explicou.