Recorde a Grande História de Amor de Glória de Matos e Henrique Mendes: Um Casal Icônico do Teatro e TV



Glória de Matos morreu esta quinta-feira, 11 de dezembro, aos 89 anos. A atriz deixou um legado na arte de representar já que teve uma carreira recheada de projetos principalmente no teatro e cinema. Mas foi também a lecionar que a artista se destacou, sendo professora na Escola de Teatro do Conservatório Nacional que mais tarde se transformou na Escola Superior de Teatro e Cinema, e na Universidade Aberta. 

A sua vida profissional passou ainda por cargos mais ligados à política. Foi assessora da Secretaria de Estado da Cultura, de 1990 a 1992 e membro da Alta Autoridade para a Comunicação Social, de 1991 a 1994.

Henrique Mendes, o eterno amor de Glória de Matos

Mas foi também a esfera pessoal que preencheu a vida de Glória de Matos. A atriz viveu um grande amor ao lado de Henrique Mendes. Quem não se lembra do famoso apresentador do programa da SIC, "Ponto de Encontro"? Os dois estiveram casados mais de três décadas e viveram tempos difíceis na relação. 

Henrique Mendes começou a trabalhar na rádio Renascença em 1950 como locutor. Oito anos depois deu cartas como apresentador da RTP1 com a ajuda de Artur Agostinho, tendo, inclusivamente, sido o primeiro apresentador do Festival da Canção. 

Mas depois do 25 de Abril o casal sofreu uma grande reviravolta na sua vida. Os dois tiveram que sair do país, atravessar o oceano Atlântico e ir viver para o Canadá. O motivo? Henrique tinha sido afastado do canal público devido a questões políticas. E foi na América que Henrique Mendes continuou a fazer o que mais gostava: a comunicar. Apresentou noticiários, fez um programa para a comunidade lusa em Toronto e fundou ainda uma rádio local. 

Em 1979 a vida do casal mudou novamente ao regressarem a Portugal pela mão de Raul Solnado. Henrique tornou-se diretor de programas da Renascença e, a partir daí, teve uma carreira em ascensão. Anos mais tarde, Emídio Rangel convida-o para integrar a SIC onde deu cartas no programa "Ponto de Encontro", "Às duas por três" e na representação em "Médico de Família".

Notícias ao Minuto
                                           © Reprodução Arquivos RTP/ Instagram - Teresa Guilherme

 

O maior desgosto na vida de Glória de Matos - a morte de Henrique Mendes

O desgosto da vida de Glória de Matos deu-se em 2004 quando o marido morreu vítima de um cancro da medula óssea aos 73 anos.

Quatro anos depois da sua partida, em 2008, a atriz marcou presença na gala dos Globos de Ouro e falou sobre o desgosto que enfrentava com a ausência do marido. Na chegada ao local, revela a revista Caras, a artista não conteve as lágrimas ao recordar o companheiro de 31 anos.

"Tenho feito a minha vida o melhor que posso, às vezes muito dificilmente, outras vezes melhor, mas de um modo geral não tem sido nada fácil. Estou muito abalada. Não gosto da solidão, mas não temo o estar sozinha. Sinto é muita falta do Henrique. Com ele vivi o grande amor da minha vida", revelou.