Foi durante as gravações da nova novela da SIC, Páginas da Vida, uma adaptação do respetivo projeto de ficção produzido e emitido pela Globo, que Maria João Bastos viveu um dos momentos mais exigentes de toda a sua carreira. Com mais de 35 anos no teatro, cinema e na representação, a atriz confessou que uma cena em particular, gravada recentemente, a marcou profundamente — não só a nível emocional como físico.
"Já tenho muitos anos de carreira e foi talvez uma das cenas mais difíceis que eu já fiz", contou em entrevista aos jornalistas na SP Produções. Tratava-se, na verdade, de uma sequência passada após um acidente, cuja intensidade foi amplificada pela relação próxima e especial que Maria João Bastos tem com a colega de elenco com quem estava a contracenar, Madalena Almeida — que será uma das protagonistas da novela.
Recorde-se que as duas atrizes já tinham trabalhado juntas, ambas como protagonistas, em Espias, uma série nacional "muito especial", que corresponde a um thriller de espionagem. "Admiro-a muito como atriz e gosto muito dela como pessoa e vê-la naquela situação mexeu mesmo muito comigo. Foi uma das cenas mais difíceis que eu acho que me lembro assim de ter feito… Foi muito difícil", desabafou Maria João Bastos.
Apesar da intensidade desta e de outras cenas mais exigentes, a atriz fez questão de esclarecer que embora 'não leve' as personagens a que dá vida para casa, a verdade é que também não deixa de reconhecer o desgaste provocado pelos dias mais intensos de gravações, como é o caso. "Nesse dia fiquei exausta e tive que ir para casa e descansar para me preparar para o outro dia de gravações", contou.
Ioga, desporto, família e amigos como escape de Maria João Bastos nos dias mais intensos
De forma a lidar com o a exigência emocional que a personagem Marta, a vilã de toda a narrativa, lhe exige, Maria João Bastos explicou que recorre a rotinas fora do plateau. Quais? "O ioga, o desporto, estar com a família, os amigos" ou simplesmente "estar sozinha", que segundo a atriz "também é importante" após um dia desgastante. Além disso, não tem problemas em admitir que gosta, por vezes, da solidão.
Curioso é que ainda a respeito do ioga, uma prática muito presente na vida diária de Maria João Bastos, a verdade é que se estende ao seu lado profissional — Mas, de que forma? "Eu antes de entrar para as cenas, eu posso estar aqui à espera de entrar para gravar e eu estou a fazer a minha meditação, as minhas respirações, a entrar num estado que me é familiar", partilhou a atriz com a imprensa.
Maria João Bastos dará vida à nova vilã da ficção da SIC: "Há muito tempo que não tinha uma personagem tão difícil"
Nota ainda para o facto de Maria João Bastos ter afirmado que esta mesma prática é igualmente importante durante as gravações, nomeadamente de cenas mais intensas, como forma de a atriz "voltar ao presente". "Eu sei que é verdade, mas o meu corpo não. Depois é preciso sair desse estado de tensão, de sofrimento, de respiração, do corpo a reagir àquilo que nós estamos a fazer. Ele não sabe se é verdade ou se é mentira".
"Nós estamos a dar-lhe informação de que é verdade e essa cena, por acaso, foi uma cena que eu terminei e tive o cuidado de ficar sozinha e de através dessas técnicas que tenho, que pratico, de dar informação ao meu corpo que já passou e voltar a um nível de calma interna porque foi muito stressante mesmo, a todos os níveis, respiração, o corpo, toda a situação, foi uma cena muito forte", rematou, por fim, Maria João Bastos.
Maria João Bastos será um dos rostos principais da novela da SIC, Páginas da Vida, que estreará no início do próximo ano de 2026. No elenco, está ainda Sofia Alves, que estará constantemente a contracenar com uma criança com trissomia 21. Evandro Gomes irá estrear-se na estação de Paço de Arcos com esta produção. Paulo Rocha, Lourenço Ortigão, Júlia Palha e Tiago Teotónio Pereira são outros rostos que farão parte desta nova novela que promete ser um sucesso.

Sem comentários:
Enviar um comentário