2026 está a poucos dias de chegar e, com o novo ano, a SIC prepara-se para trazer até à televisão nacional novos (e bem-sucedidos) projetos. É o caso do novo projeto de ficção que irá estrear nos próximos meses: Páginas da Vida, uma adaptação portuguesa da novela de Manoel Carlos, transmitida há quase duas décadas anos, na Globo.
Entre os nomes sonantes que farão parte do elenco, que já se encontra em gravações na SP Produções, está o de Madalena Almeida, Lourenço Ortigão, Maria João Bastos, Paulo Rocha, Júlia Palha e, a receber um dos papéis centrais, Sofia Alves. Em declarações aos jornalistas, a atriz deu a saber como está a abraçar a sua personagem, Helena.
"Fazer uma novela não é fácil. Isto é correr a maratona. Com teatro e com tudo… mas faz-se porque é um projeto que estamos todos muito alinhados, gostamos muito. O que estamos a fazer é uma motivação, isso ajuda a superar o cansaço, mas é óbvio que são muitas horas de novela, muitas horas de texto, muitas cenas…", começou por dizer.
Destaque para o facto de Sofia Alves ter a oportunidade única de contracenar com uma atriz, de seu nome Mafalda, com trissomia 21: tal e qual como a brasileira Joana Mocarzel o fez, em criança, na versão original da novela, ao interpretar Clara, uma das personagens mais memoráveis desta novela e que o promete ser igualmente na adaptação portuguesa.
"Ela é incrível, vão adorá-la. Ela é maravilhosa. Criamos aqui um laço tão grande, tão grande que eu quando não estou ela já diz 'a mamã Sofia, a mamã Sofia'. Ela é tão engraçada, ela é generosa e nós estamos no processo ao contrário: nós é que aprendemos com ela. Portanto, é uma forma nova de trabalhar e este lado impulsivo de toda a equipa, de toda a gente, nós vamos ao ritmo da Margarida e não ao contrário, ou seja, é muito livre", partilhou Sofia Alves.
"Ela percebe as situações e vai colando as suas emoções. Isso é maravilhoso. Os sentimentos dela estão lá todos, é um diamante que está ali. Ela é linda. Ela é maravilhosa. Temos uma sorte… ela é uma casa cheia, tem tanta energia, é tão bonita, é tão feliz. É maravilhoso. Estamos sempre à espera das 16h30, que é quando vem a Margarida, que ela enche-nos de beijos assim nas cenas, é muito espontânea e isso é muito bonito", continuou.
Detalhando mais algumas informações sobre a atriz portuguesa que interpretará Clarinha, Sofia Alves deu a saber que a menina é acompanhada por uma outra atriz, Sónia Lisboa, durante as gravações. "Temos cenas às vezes de quatro e cinco páginas e olhamos para ela e ela sabe. Ela sabe que é a altura dela e vai dizendo à maneira dela", revelou logo depois, carinhosamente, aos jornalistas a atriz.
As duas, assim como o restante elenco, pretendem com este projeto de ficção "abrir mentalidades". A verdade é que a novela traz ao de cima vários temas como a "indiferença, o desrespeito, o racismo, o ódio" que, segundo Sofia Alves, são essenciais agora que "as coisas estão socialmente a apertar".
"Se calhar a SIC foi buscá-la mesmo para este lado da reflexão e é preciso estender a mão, dar a mão, abraçar, saber acolher. E é sobre isso: sobre os sentimentos verdadeiros, sobre o amor, a luta do amor… é mesmo só sobre páginas da vida do que se passa no dia a dia. Os divórcios, os problemas, as famílias…", acrescentou ainda a atriz.
.webp)
Sem comentários:
Enviar um comentário