Detido Condutor Da CityLink Que Causou Acidente Com Sete Mortos Na Manhiça



As autoridades detiveram o condutor do autocarro da transportadora CityLink que, este domingo (07), causou um acidente de viação, que ceifou sete vidas humanas, na vila da Manhiça, província de Maputo.

A informação foi avançada pelo Instituto Nacional dos Transportes Rodoviários (INATRO), em comunicado de imprensa, sublinhando que o condutor, cuja identidade não foi revelada, foi detido “com indício de culpa grave”, em observância ao n.º 2 do artigo 153 do Código da Estrada.

“A culpa grave supõe sempre a violação das regras estabelecidas, como a não observância dos limites de velocidade, a não observância das prioridades de passagem e o cruzamento de veículos”, refere o dispositivo.

Para as autoridades, a conduta do motorista configura uma violação do n.º 4 do artigo 43.º e da alínea h) do n.º 1 do artigo 44.º do Decreto-Lei n.º 1/2011, que aprova o Código da Estrada.

O n.º 4 do artigo 43.º determina que o condutor não deve iniciar uma ultrapassagem sem previamente assegurar-se de que pode fazê-lo em condições de total segurança. Já a alínea h) do artigo 44.º proíbe a ultrapassagem sempre que exista risco de colisão.

Recorde-se que, nesse acidente, o condutor do autocarro ficou ferido. Os sete óbitos eram todos ocupantes do mini-autocarro, que saiu da província de Gaza com destino à cidade de Maputo.

Entretanto, o INATRO avançou ainda estar em curso o trabalho de sistematização da informação recolhida no local dos factos para a responsabilização dos envolvidos, porém, do trabalho preliminar, constatou-se que o condutor do autocarro efectuou uma manobra de ultrapassagem sem tomar as devidas precauções, o que culminou com o embate frontal com o minibus que circulava em sentido contrário. MZ NEWS