Cena Chocante! ‘Mulher Apavorada’ Em Desfile Viraliza Após Acusações De Uso De Peles De Animais



No desfile da Sukeban na Casa de criadores, em São Paulo, na última quinta-feira, dia 11, não foram só as roupas que chamaram a atenção, como tem que ser. Uma convidada na fila A, lugar privilegiado em eventos fashion, viralizou nas redes sociais por reações pouco animadoras com o que foi apresentado. Ela ainda fez questão de externar o descontentamento. Os vídeos ganharam até a alcunha de "diva apavorada no desfile".


A profissional não foi identificada, mas especulações sobre o motivo das reações não faltaram. Houve quem imaginasse que teria sido um protesto, por conta da marca reciclar peles de animal nas peças. Algo que logo foi rebatido. Primeiro porque, considerando que as peças com as peles originais foram encontradas em brechós de Paris, portanto já existiam, não é melhor reciclar, como a estilista brasileira fez? Além disso, fazia parte do resumo da Sukeban, antes do desfile começar, de que esse recurso seria utilizado.




"Se em Paris Sukeban garimpou memórias em forma de casacos esquecidos, em Enchantée (nome da coleção atual) ela devolveu essas histórias ao mundo como criaturas vivas. O VT de selva abriu o portal: cada modelo surgia como um bicho prestes a escapar do enquadramento, caminhando com a precisão de quem fareja território e reivindica corpo. O animal print, as peles reencantadas pelo upcycling e as maquiagens que evocavam felinos, répteis e pássaros criaram uma dramaturgia própria, quase um documentário onírico sobre sobrevivência e desejo", diz um trecho do texto da Casa de criadores sobre o desfile.


A reação poderia ser, então, simplesmente por puro desgosto com o design apresentado. É aí que outros usuários do TikTok aproveitaram para criticá-la: "Ela está sentada num lugar privilegiado e fez isso? Foi para aparecer", disse um perfil. "O nome da marca já faz referência a um movimento de contracultura no Japão. Foi desrespeitoso o que a mulher da plateia fez", defendeu mais um. "E por que ela foi a este desfile? Ela não pesquisou nada antes?", comentou outro usuário.


Houve também quem defendesse a "mulher apavorada". "Gente, eu fiquei igual a diva vendo o desfile", ironizou uma seguidora. "Entendo o conceito de respeitar a marca pelo o que ela foi fundada, mas não sou obrigada a achar lindas as peças", comentou outra usuária. "Ela só pareceu meus professores vendo meu trabalho na faculdade", brincou outro internauta.

'Mulher apavorada' em fila A de desfile no Brasil causa críticas e especulações — Foto: Reprodução/TikTok
'Mulher apavorada' em fila A de desfile no Brasil causa críticas e especulações — Foto: Reprodução/TikTok

Veja o vídeo: