A Receita Vegetariana Do Famoso Bife Wellington Do Chef Gordon Ramsay



Acertar no ponto das vieiras e conseguir um bife Wellington perfeito são alguns dos problemas que muitos dos concorrentes de programas de cozinha com o chef Gordon Ramsay tinham de ultrapassar. Se sempre ficou com vontade de experimentar este prato, mas não come carne, nada tema de existe uma solução.


O chef Gordon Ramsay criou uma versão com beterraba no interior e que também está  disponível em alguns dos restaurantes do cozinheiro. Se não conseguir ir até um dos espaços, pode fazer a versão em casa e sem muito esforço. O chef partilhou a receita no seu website.

 A versão vegetariana do famoso bife Wellington 

Siga todos os passos e veja como pode ser simples fazer este prato em casa.

Ingredientes:
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola roxa picada finamente 
485 g de cogumelos fatiados finamente
2 dentes de alho picados finamente 
¼ colher de chá de pimenta
50 g de queijo azul
45 g de nozes picadas 
375 g de massa folhada pronta para usar
1 colher de sopa de mostarda inglesa
300 g de beterraba cozida no vapor (4 a 5 inteiras)
1 ovo batido 
¼ colher de chá de sementes de papoila

Modo de preparação:
1- Cozinhe os cogumelos. Aqueça o azeite numa frigideira grande em fogo médio. Adicione a cebola picada e cozinhe por 2 a 3 minutos até ficar macia.
2- Adicione os cogumelos e tempere com sal e pimenta. Refogue por 1 minuto e, em seguida, adicione o alho e a pimenta.
3- Cozinhe por mais 4 a 5 minutos até dourar. Reserve para arrefecer completamente. Depois dos cogumelos ficarem frios incorpore o queijo gorgonzola esfarelado e as nozes trituradas. Misture delicadamente. Se estiver quente, o queijo derreterá e comprometerá a textura.
4- Desenrole a massa folhada sobre uma superfície fria ou papel manteiga. Espalhe uma fina camada de mostarda no centro. Distribua a mistura de cogumelos uniformemente, deixando uma boa borda ao redor. Coloque a beterraba por cima. Se forem grandes, corte-as ao meio
5- Pincele as bordas da massa com ovo batido. Enrole tudo bem apertado para envolver o recheio e sele bem. Vire para baixo sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal.
6- Pincele todo o Wellington com mais ovo batido. Polvilhe sementes de papoila por cima.
Se tiver sobras de massa, corte em formatos diferentes e cole-as por cima. Leve ao frigorífico por 10 a 15 minutos para ficar firme. Leve ao forno a 220°C, por 30 a 35 minutos, até ficar bem dourado.

O que acontece ao corpo se beber sumo de beterraba todos os dias

O ‘website’ HealthShots falou com a dietista Archana Batra que começou por apontar alguns dos benefícios deste sumo. Mais tarde revelou ainda alguns efeitos colaterais e também qual a quantidade recomendada.

Começou por dizer que a saúde cardiovascular pode sair beneficiada. "O sumo de beterraba é rico em nitratos, que ajudam a dilatar os vasos sanguíneos. Este efeito pode reduzir a pressão sobre o coração e melhorar a saúde cardiovascular em geral."

Por outro lado, ajuda a melhorar o desempenho nos exercícios físicos. "Muitos atletas consomem este sumo antes dos treinos, pois pode melhorar o desempenho ao melhorar o fluxo sanguíneo para os músculos e reduzir a dor."

É ainda importante para a reforçar o sistema imunitário e ainda a função cognitiva. "Os nitratos também podem promover um melhor fluxo sanguíneo para o cérebro, melhorar a função cognitiva, o foco e a memória."

A saúde do fígado também melhora bastante ao consumir sumo de beterraba. "Pode melhorar a desintoxicação do fígado, eliminar toxinas e ser um aliado potencial contra a doença hepática gordurosa não alcoólica."

Qual é a quantidade de sumo de beterraba que deve beber por dia?

Archana Batra revela que o ideal é limitar a ingestão entre 120 e 240 ml por dia, ou seja, entre meia chávena e uma chávena. “Acredita-se que esta quantidade seja eficaz para promover a saúde cardíaca, aumentar a resistência e proporcionar outros benefícios sem sobrecarregar o organismo.

A dietista alerta para alguns problemas que podem estar relacionado com o consumo deste sumo. É o caso de pedras nos rins.  “O sumo contém oxalatos, que podem ligar-se ao cálcio no corpo e formar cristais de oxalato de cálcio. Este processo pode aumentar o risco de formação de pedras nos rins, especialmente para pessoas já propensas a esses problemas.”

Por outro lado, poderá levar a problemas de pressão arterial, apesar de também melhorar esta função. “Pode ser problemático para pessoas que já têm pressão baixa ou estão a tomar medicamentos. Uma queda repentina pode causar tontura ou desmaio.”

Também deve ter em conta que pode levar a um desconforto digestivo. “A alta acidez do sumo de beterraba pode causar distúrbios digestivos, principalmente para quem o consome em grandes quantidades ou com o estômago vazio.”

Assim, recomenda que seja bebido com moderação, ouvir sempre o seu corpo e até juntar outros alimentos quando o bebe. "Ao consumir sumo de beterraba, tente combiná-lo com proteínas ou gorduras saudáveis para ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue."