Sónia Matias em Ruínas: Irmã Morta aos 16 e Mãe nos Braços – "Perdas que Me Quebraram!"



Desde cedo que sonhou em ser toureira e a verdade é que não desistiu enquanto não o conseguiu ser. Sónia Matias foi a primeira mulher no mundo tauromáquico português e tornou-se numa referência, mas além do seu profissionalismo há o lado pessoal, que poucos conhecem.


E foi precisamente esta esfera mais privada que 'abriu', esta quinta-feira, 20 de novembro. No Dois Às 10, Sónia Matias lembrou o preconceito pelo qual passou no início da sua carreira, o nascimento da filha, Bárbara, e ainda a perda da progenitora, que morreu nos seus braços, em 2019.


"A minha mãe era uma senhora belíssima e tive pena que ela não tivesse visto que eu fui mãe, porque ela ia ficar tão feliz... Tive essa pena, dela não ter visto a linda neta que tem. O coração da mãe já estava fraquinho e foi um percurso de muito sofrimento, porque a mãe teve que fazer a amputação de uma perna, depois da outra perna... E eu sempre acompanhei, felizmente consegui estar ao pé da mãe nesses momentos mais difíceis", começou por dizer.


"Quando digo que me morreu nos braços é porque me morreu mesmo nos braços. A mãe estava a tomar banho, chama-me, eu vou a correr e diz: 'Sónia, eu vou morrer'. Eu digo: 'Não mãe, não vais morrer'. E ela respondeu: 'Sim, eu vou morrer'. E nisto, cai-me nos meus braços. (...) A vida para ela não foi tão longa quanto eu esperava, mas o amor perdura para sempre", acrescentou a cavaleira tauromáquica que já conta com mais de 25 anos de carreira.


"Já sofri bastante por perdas"

Mas esta não a primeira grande perda na vida de Sónia Matias. Ainda jovem, a toureira viu um problema oncológico levar-lhe a irmã, que tinha apenas 16 anos.


"Infelizmente já sofri bastante por perdas. Tive uma irmã que faleceu quando tinha 16 anos, éramos muito compatíveis, muito amigas... Éramos aquelas irmãs mesmo unidas! Infelizmente, teve um tumor, sofreu bastante - também presenciei esse sofrimento. Foi sempre uma irmã fantástica que pediu sempre aos pais: 'Por favor, ajudem-na a ser toureira. Ela um dia vai ser uma toureira fantástica'", recordou.