Sofala: Garimpeiros Ilegais Ocupam Machambas em Busca de Ouro



A produção agrícola em várias comunidades do distrito de Gorongosa, na província de Sofala, está a ser fortemente afectada devido à presença de mineradores artesanais que têm ocupado machambas à procura de ouro. Em zonas como Tsiquiri, Mucoza e Casa Banana, áreas anteriormente dedicadas ao cultivo foram convertidas em minas a céu aberto, causando preocupação entre as autoridades locais.


De acordo com informações divulgadas pela Rádio Moçambique, o administrador distrital, Pedro Mussengue, considera a situação "inaceitável" e garantiu que serão implementadas medidas firmes para travar estas práticas.


“Nós estamos comprometidos com o desenvolvimento económico do distrito, mas o que apelamos é que haja uma exploração sustentável que respeite todos os ditames ambientais”, afirmou Mussengue.


As autoridades explicam ainda que grande parte dos garimpeiros que têm invadido os campos agrícolas vem de outras províncias, nomeadamente Manica, Cabo Delgado e Nampula, além de haver também a presença de estrangeiros envolvidos nesta actividade.