Kate Middleton Quebra o Silêncio: Em Seu 1º Discurso Desde o Diagnóstico de Câncer, Ela Fala Sobre Amor e Esperança



Kate Middleton fez o seu primeiro discurso desde que revelou o diagnóstico de cancro em março de 2024. A princesa de Gales marcou presença na Future Workforce Summit 2025, tendo participado num evento da The Royal Foundation Centre for Early Childhood, na terça-feira, dia 18 de novembro, em Londres. 

No evento, a mulher do príncipe William reuniu-se com empresas para incentivar políticas que apoiem pais e cuidadores de crianças com menos de cinco anos, como explicou a revista People. 

Após agradecer a presença de todos, Kate Middleton partilhou que esperava que as pessoas achassem o evento "interessante e esclarecedor". Isto antes de deixar umas palavras de agradecimento a Christian Guy, diretor da The Royal Foundation Centre for Early Childhood.

"Gostava também de aproveitar esta oportunidade para agradecer ao Christian, que liderou o Centro e construiu muitas das relações aqui presentes. Obrigada, Christian, por manteres tudo em funcionamento, especialmente nos últimos dois anos", destacou a princesa de Gales, referindo-se ao seu afastamento das atividades reais enquanto esteve concentrada no tratamento para recuperar do cancro.

De lembrar que Kate Middleton concluiu o tratamento em setembro de 2024 e anunciou no início deste ano que estava em remissão.

"A minha paixão e o trabalho do Centre for Early Childhood derivam de uma verdade essencial: o amor que sentimos nos nossos primeiros anos de vida molda fundamentalmente em quem nos tornamos e como prosperamos na vida adulta", continuou Kate Middleton no seu discurso.

"O amor é o primeiro e o mais essencial vínculo. Mas é também o fio invisível, atenção e ternura, através de relações consistentes e afetuosas, que cria ambientes sólidos e significativos à volta de uma criança", realçou. "É essa textura, a trama do amor, que forma o mundo emocional da criança e que se torna no alicerce, o próprio tecido da resiliência e do sentimento de pertença."

A princesa de Gales acrescentou também que "o lar deve ser o espaço onde o amor, a segurança e o ritmo permitam que uma criança possa progredir". "Um lar amoroso ensina-nos, numa última análise, a saber amar e cuidar, mas todo ambiente tem o potencial de moldar os nossos corações."

"Cada um interage com o seu próprio ambiente: uma casa, uma família, uma empresa, uma equipa de trabalho, uma comunidade. Estes são os ecossistemas que vocês mesmos ajudam a construir. Imaginem um mundo onde cada um desses ambientes fosse construído na valorização do tempo e da ternura tanto quanto a produtividade e o sucesso", partilhou Kate Middleton no seu discurso. 

A princesa de Gales comentou ainda que os líderes empresariais "enfrentarão o desafio diário de encontrar o equilíbrio entre a rentabilidade e o impacto positivo". "Mas os dois não são, e não deviam ser, incompatíveis."

Sobre a The Royal Foundation Centre for Early Childhood, lançada em junho de 2021, realçou que "acreditam que devem fazer tudo o que estiver ao seu alcance para criar condições para que o amor floresça". 

"É desta forma que investimos no nosso futuro. Todas as crianças merecem respeito e segurança, e todos os que se importam merecem reconhecimento e apreço. Cada ato de cuidado cria comunidade porque, essencialmente, todos somos tecelões do mesmo tecido. Acredito em restaurar a dignidade do trabalho silencioso, muitas vezes invisível, de cuidar, de amar, enquanto procuramos construir uma sociedade mais feliz e saudável. Se estão aqui é porque se importam, por isso, obrigada", concluiu.