Gwyneth Paltrow Abre o Jogo Sobre Suas Lutas Contra PHDA e Ansiedade



Gwyneth Paltrow fez uma sincera partilha sobre a sua saúde mental, tendo revelado que acredita que sofre da perturbação de hiperatividade e défice de atenção (PHDA) e que tem lutado contra a crescente ansiedade. 

Estas partilhas foram feita num recente episódio do seu podcast Goop, contando que está numa fase de reaprender a regular a sua mente e corpo. 

"Gostaria de ser mais intencional em relação a como uso o meu tempo", disse. "Acho que tenho um pouco de PHDA e posso deixar-me levar por muitas coisas ao mesmo tempo. Gostava muito de tentar não fazer isso com tanta frequência e de me sentir mais centrada ao longo do dia."

O Daily Mail relata ainda que em declarações feitas durante esta semana, Gwyneth Paltrow também afirmou que o seu sistema nervoso está tão "desregulado" pelo stress, hormonas e fama que ela está a ter dificuldade em relaxar. 

A figura pública tem-se deparado agora com a ansiedade, condição que nunca experienciou antes e que começou a surgir. "Tenho vivido uma vida muito intensa sob os holofotes durante muito, muito tempo. Acho que sempre que estamos à mercê da opinião das pessoas e de toda a energia por trás dessas opiniões - e eu sou muito sensível, como a maioria de nós - isso acaba por desgastar o meu sistema nervoso."

"Além disso, pela primeira vez na vida, tenho tido muita ansiedade, o que é um sintoma de alterações das hormonas. Acho que tem a ver com os níveis de estrogénio. Isso deixa-nos muito ansiosos. Por isso, parte disto é fisiológico, parte é psicológico, parte é emocional e parte é da vida pública", acrescentou, confessando ainda que "não sabe a razão para que, nos últimos dois anos, isto a tenha afetado tanto". 

"Mas sei que há algo de errado porque o meu cortisol... Eu vou para a cama exausta e o meu coração começa a acelerar. E tenho pensamentos intrusivos, algo que nunca tive na vida. O meu sono ainda está razoavelmente bom, mas às vezes acordo de manhã com uma sensação de pavor. Há muitas coisas envolvidas, mas definitivamente há um grande componente relacionado com o sistema nervoso", comentou. 

Gwyneth Paltrow contou que está a trabalhar com profissionais e que tem também o apoio da família. "Tenho dois terapeutas. Um deles é especialista no sistema nervoso. Tenho amigas incríveis, mulheres incríveis, incríveis, incríveis na minha vida, a quem posso recorrer se precisar de ajuda. E recebo muita cura por parte da minha família, dos meus filhos e do meu marido. Se puder estar com todos, especialmente se os quatro filhos - os meus enteados e os meus filhos - o meu marido e eu, se estivermos todos debaixo do mesmo teto, o meu sistema nervoso acalma-se."

Gwyneth Paltrow está casada com Brad Falchuk e é mãe de dois jovens, Moses, de 19 anos, e Apple, de 21, fruto do casamento anterior com o vocalista dos Coldplay, Chris Martin.