Faz 56 Anos Que Pelé Marcou o Golo 1000: Cristiano Ronaldo Perto do Marco Histórico



O dia 19 de novembro passou a ser designado, no mundo do futebol, como o Dia do Rei Pelé, atendendo àquele que foi o golo 1.000 apontado pelo antigo internacional brasileiro, em 1969, há precisamente 56 anos. No entanto, de acordo com a FIFA, em termos oficiais, Pelé registou 757 golos, posicionando-se bem atrás de... Cristiano Ronaldo.

"Mil golos não são apenas números: são gestos de grandeza multiplicados em campos de terra, de grama e de caridade. No trono do futebol, Pelé reinou com humildade, transformando vitórias em pontes e conquistas em solidariedade", pode ler-se na publicação da conta oficial que pertencera a Pelé, na rede social X (antigo Twitter).

"Cada golo foi um ato de amor, um grito coletivo de esperança. No Dia do Pelé, 19 de novembro, o mundo curva-se não apenas ao Rei: mas ao homem que fez da bola um símbolo de generosidade", acrescentou-se ainda, com direito a um vídeo de recordação.

 

De referir que o 1000.º golo de Pepé com os jogos não oficiais incluídos, aconteceu na vitória do Santos diante do Vasco da Gama (1-2), no Maracaña, quando converteu com sucesso uma grande penalidade, ao minuto 79, na abertura da jornada inaugural do grupo B da Taça de Prata. 

Recorde-se que o antigo goleador brasileiro morreu no passado dia 29 de dezembro de 2022, aos 82 anos, não resistindo a um cancro no colón. Despediu-se, assim, com uma marca de 1.282 golos em 1.364 partidas, embora a FIFA contabilize apenas 818 jogos oficiais - com um total de 757 golos. Nessa contagem oficial, 643 golos foram apontados ao serviço do Santos, num total de 663 partidas, para além dos 91 motivos de festejo com a camisola da seleção do Brasil (em 77 internacionalizações) e dos 37 golos apontados num total de 64 jogos pelo New York Cosmos, dos Estados Unidos da América.

Cristiano Ronaldo, sim, caminha para os 1.000

Aos 40 anos, perto dos 41, Cristiano Ronaldo continua a fazer as delícias dos adeptos dentro das quatro linhas e, com contrato no Al Nassr válido até junho de 2027, aproxima-se a passos largos da inigualável marca de quatro dígitos, numa altura em que leva um total de 953 golos apontados em 1.299 jogos disputados em toda a carreira.