Farioli Revolucionou o FC Porto: Sintrense Está Condenado

 



A pausa internacional para os compromissos das seleções já lá vai e, por esta altura, os clubes encontram-se a afinar estratégias para voltar à competição. É o caso do FC Porto com Francesco Farioli a não querer facilitar na hora de receber o Sintrense, na noite de sábado, em jogo da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. 

O Estádio do Dragão será, assim, palco do primeiro de quatro jogos consecutivos em casa para o FC Porto - num ciclo que já não se via desde 2018 - e pela frente estará um... 'velho conhecido'. Afinal de contas, a formação de Sintra volta a estar no caminho do FC Porto cerca de 13 meses depois do último embate, também ele relativo à prova rainha. 

A 20 de outubro de 2024, o FC Porto, então comandado por Vítor Bruno, deslocou-se até ao Estádio José Gomes, na Amadora, para medir forças com o Sintrense, acabando por vencer sem problemas de maior (3-0). 

O conjunto portista apresentou um onze com algumas alterações face às escolhas habituais, mas o principal foco vai para a forma como o plantel sofreu tantas alterações em pouco mais de um ano. 

Do onze titular que se apresentou na Reboleira e prevendo aquelas que serão as escolhas de Francesco Farioli para o jogo de sábado, apenas Cláudio RamosMartim Fernandes e Alan Varela devem transitar para este novo duelo com o Sintrense. 

Nesta incursão até à capital portuguesa jogaram, ainda, pelo FC Porto, Nehuén Pérez, Tiago Djaló, Wendell, Fábio Vieira, Iván Jaime, Gonçalo Borges, Fran Navarro e Wenderson Galeno. Do banco saltaram, ainda, Francisco Moura, André Franco, Nico González, Danny Namaso e Rodrigo Mora. 

Notícias ao MinutoGaleno, Iván Jaime e Tiago Djaló marcaram os golos que derrotaram o Sintrense na época passada, mas todos eles já saíram do FC Porto.© Getty Images

 

Deste lote de jogadores, apenas três fazem parte do atual plantel às ordens de Farioli. Nehuén está, porém, fora das contas do treinador italiano por estar a recuperar de uma grave lesão, ao passo que Francisco Moura até poderá ser titular no jogo de sábado, tal como Mora

De resto, todos os outros jogadores saíram do FC Porto, grande parte deles pela porta pequena e longe de deixarem saudades por entre os adeptos azuis e brancos. 

Dupla rende milhões 

Galeno e Nico González eram dois dos jogadores mais importantes naquela altura, mas foram ambos vendidos três meses depois, rumando a Al Ahli, da Arábia Saudita, e Manchester City, de Inglaterra, respetivamente, a troco de muitos milhões (50 e 60 milhões de euros, respetivamente). 


Por seu turno, Fábio Vieira e Tiago Djaló foram 'devolvidos' aos clubes de origem, Juventus e Arsenal, depois de terminado o período de empréstimo, ao passo que Wendell terminou contrato. Iván Jaime e André Franco mudaram-se para os EUA para jogar na MLS, enquanto Gonçalo Borges assinou pelo Feyenoord no último verão e Fran Navarro ficou em Braga a título definitivo. 

Sobra, ainda, Danny Namaso, que foi emprestado aos franceses do Auxerre. 

Feitas as contas... 

Significa isto que existem assim apenas seis 'sobreviventes' à revolução promovida por Farioli (e André Villas-Boas) no plantel do FC Porto no último verão, sendo que há ainda a destacar que Samu Pepê, que não saíram do banco de suplentes no último embate frente ao Sintrense. 

Para sábado, Farioli não deverá operar grandes mexidas no onze inicial, apesar do adversário jogar na Série D do Campeonato de Portugal, o quarto escalão. 

Na ronda anterior da Taça de Portugal, frente ao Celoricense (4-0), o treinador dos dragões apresentou o onze de gala, mexendo apenas na frente de ataque, fazendo alinhar Deniz Gul no lugar que é habitualmente ocupado por Samu. 

Ainda assim, a lesão de Jan Bednarek abre uma vaga no eixo defensivo dos dragões e o croata Dominik Prpic é mesmo o grande favorito a formar dupla com Kiwior. 

Nota, ainda, para o possível regresso de Luuk de Jong à competição, depois de uma lesão que o afastou dos treinos desde a pausa de seleções de... setembro. 

O jogo entre FC Porto e Sintrense está agendado para as 20h15 de sábado no Estádio do Dragão.