Adeus A Uma Lenda! Morre Donna Jean Godchaux, Voz Que Marcou Elvis Presley E O Grateful Dead



A cantora Donna Jean Godchaux, conhecida por sua passagem pela lendária banda de rock Grateful Dead, morreu neste domingo (2), aos 78 anos, em Nashville, Tennessee (EUA), vítima de câncer. A informação foi confirmada à Rolling Stone pela família da artista.


Nascida no estado do Alabama, Donna iniciou a carreira musical como backing vocal no famoso estúdio Muscle Shoals, onde participou de gravações que marcaram a história da música. Entre elas estão “When a Man Loves a Woman” (1966), de Percy Sledge, e “Suspicious Minds” (1969), clássico imortalizado por Elvis Presley.


Na década de 1970, após mudar-se para a Califórnia, Donna conheceu o pianista Keith Godchaux, com quem se casou e formou uma parceria musical. O casal foi apresentado a Jerry Garcia, líder do Grateful Dead, e acabou integrando a banda. De 1971 a 1979, os dois participaram de gravações e turnês pelos Estados Unidos, Europa e até Egito, período considerado uma das fases mais experimentais do grupo.


Entre os sucessos do Grateful Dead, destaca-se “Friend of the Devil”, faixa do álbum American Beauty (1970), que soma mais de 100 milhões de reproduções no Spotify.


Donna deixa o marido, David MacKay, os filhos Kinsman MacKay e Zion Godchaux, além do neto Delta.


Nas redes sociais, fãs e admiradores lamentaram a morte da artista. “Que os quatro ventos te levem em segurança para casa. Diz olá ao Keith”, escreveu uma fã, citando o letrista do Grateful Dead, Robert Hunter. Outra admiradora descreveu Donna como “uma das melhores vozes de apoio femininas que já existiu”, destacando sua importância ao lado do marido nas apresentações da banda.