“Vou Lutar Até O Fim”: Eric Dane Faz Desabafo Emocionante Sobre ELA



O actor Eric Dane, de 52 anos, conhecido mundialmente por interpretar o Dr. Mark Sloan em Grey’s Anatomy, fez sua primeira aparição pública desde que revelou ter sido diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA), em abril deste ano. A condição, também chamada de doença de Lou Gehrig, é degenerativa e progressiva, afetando os neurônios motores e causando paralisia muscular.


Na última segunda-feira (29), Dane se encontrou com o deputado Eric Swalwell, na Califórnia. O encontro foi registrado em vídeo e compartilhado nas redes sociais de ambos. Com a fala já prejudicada pelos sintomas da doença, o ator emocionou ao falar sobre sua batalha contra a ELA.


“Tenho duas filhas em casa. Quero vê-las se formarem na faculdade, se casarem, talvez até conhecer meus netos. Quero estar presente em tudo isso. Então, vou lutar até o fim, até meu último suspiro”, declarou.


Casado desde 2004 com a atriz Rebecca Gayheart, de 54 anos, Dane é pai de Billie Beatrice (15) e Georgia Geraldine (13).


Durante o encontro, o ator esteve acompanhado por médicos e representantes da organização I AM ALS, que conversaram com o político democrata sobre a importância de ampliar o financiamento federal para pesquisas sobre a doença.


Dane também destacou a necessidade de diagnósticos mais rápidos e de maior acesso a tratamentos:


“A ELA é a última coisa que alguém gostaria de ser diagnosticado. Muitas vezes leva tempo demais para fechar o diagnóstico, e isso impede muitos pacientes de participarem de testes clínicos. O Act for ALS é tão importante porque amplia esse acesso para todos.”


O que é Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)?

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa progressiva que ataca os neurônios motores. Esses neurônios são as células nervosas responsáveis por controlar os movimentos dos músculos do corpo.


Com a progressão da doença, os neurônios morrem, resultando em fraqueza e atrofia muscular. A ELA leva à paralisia motora irreversível, impedindo a pessoa de se mover, falar, engolir e, eventualmente, respirar.


Infelizmente, a ELA ainda não tem cura. É a mesma condição que afetou o renomado físico britânico Stephen Hawking (1942-2018), que foi diagnosticado aos 21 anos.