Marco Paulo Recebe Tributo Tocante: “Estarás Sempre Connosco”



Um ano após a sua morte, Marco Paulo foi recordado publicamente por amigos. As redes sociais foram também palco para estas homenagens, tendo-se destacado a mensagem de Lili Caneças. 


"Há um ano partiu João Simão da Silva, mas Marco Paulo continua connosco porque a sua alma é imortal", escreveu a celebridade numa publicação que fez na sua página de Instagram e onde acrescentou uma fotografia antiga de ambos. 

Veja a referida publicação abaixo:

Uma grande amiga de Marco Paulo, carinhosamente conhecida como Tita, fez também uma publicação na sua página de Instagram a lembrar o artista neste dia marcante. 

"Um ano de saudades", escreveu junto de uma fotografia do cantor que foi captada no Santuário de Fátima. 

A companhia discográfica com a qual Marco Paulo trabalhava também fez uso do Instagram para recordá-lo neste dia em que se completa um ano da sua morte. 

"Um ano de saudade. Faz hoje um ano que o país perdeu uma das vozes mais marcantes da música portuguesa - Marco Paulo. Cantou o amor, a fé e a vida com uma entrega que conquistou gerações inteiras. 'Eu tenho dois amores' continua a ecoar em cada coração que o ouviu. Partiu, mas deixou um legado impossível de esquecer — uma carreira de ouro, uma voz única e um carinho imenso do público que o amou. Obrigado, Marco Paulo, por tudo o que deste à música portuguesa", pode ler-se na publicação que dedicaram ao artista de música popular portuguesa. 

A SIC, canal para o qual Marco Paulo trabalho nos seus últimos anos de vida, não deixou igualmente passar em branco o primeiro aniversário da sua morte. De lembrar que todos os sábados era emitido o programa 'Alô Marco Paulo', apresentado por si e por Ana Marques, que era gravado em sua casa, em Sintra. 

O canal partilhou na sua página a publicação feita pelo FamaShow. "Foi há um ano que nos despedimos de Marco Paulo. O cantor marcou uma geração e vive para sempre entre os portugueses com temas eternos como 'Eu Tenho Dois Amores', 'Ninguém, Ninguém' ou 'Maravilhoso Coração'", escreveram. 

Marco Paulo morreu aos 79 anos, depois de muitas lutas contra o cancro. A doença 'assombrou' o cantor durante grande parte da sua vida. Em 1996, foi diagnosticado com um cancro no cólon. Cerca de 20 anos depois, recebeu a notícia do cancro da mama - ao qual foi também operado, fez tratamentos e recuperou. 

Mais tarde, em 2022, foram descobertas metástases no pulmão e depois no fígado. Marco Paulo ainda esteve a fazer quimioterapia nestes últimos anos, mas não resistiu à doença. 

Era a voz de vários temas que 'todos' conheciam, entre eles 'Nossa Senhora', 'Maravilhoso Coração', 'Sempre Que Brilha o Sol', 'Eu Tenho Dois Amores' ou 'Ninguém, Ninguém'. 

Neste dia marcante que faz um ano da sua partida, o Fama ao Minuto esteve à conversa com Telmo Miranda, músico e amigo próximo do intérprete de Marco Paulo, que protagoniza atualmente um tributo em sua homenagem.

O também cantor contou que para assinalar o primeiro aniversário da morte de Marco Paulo, a porta da casa do falecido artista volta a abrir-se para um programa de televisão. A SIC gravou na quarta-feira, 22 de outubro, "um programa especial" na quinta de Sintra, "muito à semelhança do 'Alô Marco Paulo'". 

Durante a entrevista, Telmo Miranda falou sobre o tributo que tem feito a Marco Paulo, e que tem tido o apoio dos fãs do falecido artista. 

"Tenho recebido, felizmente, o aval dessas fãs. Por ter tido a sorte e o privilégio de partilhar o palco com o Marco Paulo nos últimos 10 anos, elas acabaram por se habituar à minha presença nos concertos", disse. 

No entanto, lamentou, também tem recebido críticas. "Dizerem que sou oportunista. Sou músico profissional desde os sete anos, fiz conservatório, tenho educação e berço que não me permite alimentar pessoas que destilam ódio nas redes sociais e imprensa."