Manuela Nicolosi: Árbitra Assediada Por Jogadores Recebe Pedido Polêmico



Manuela Nicolosi não esconde que a beleza física, que dá origem a muitos suspiros no mundo virtual, é um entrave para a carreira de árbitra.


Se para muitos a beleza pode ser uma benção, para outros pode funcionar como um verdadeiro castigo. Que o diga Manuela Nicolosi, uma das árbitras mais conceituadas do futebol mundial e com uma carreira longa dedicada à modalidade. Apesar de ter um percurso cheio de sucessos, isso não retira força ao facto de ser linda de morrer e de já ter tido alguns contratempos por essa mesma razão.


Apesar do seu ar muito jovem, esta árbitra franco-italiana tem 45 anos. Já conta no currículo com mais de 200 jogos, entre competições masculinas e femininas. Destes, destacam-se a final do Campeonato do Mundo de futebol feminino e a Supertaça Europeia de futebol masculino, ambos em 2019. A Supertaça que opôs duas equipas inglesas (o Chelsea e o Liverpool) teve ainda a curiosidade de ser o primeiro jogo masculino com uma equipa de arbitragem exclusivamente feminina.


Manuela Nicolosi a árbitra que tinha de “ser menos chamativa”

Mas apesar de todo o sucesso, o caminho nem sempre foi fácil para Manuela Nicolosi, que teve muitas vezes de contornar barreiras ligadas ao seu visual. “Diziam-me: tens de ser menos chamativa, chamas muita atenção. Em França, fiquei um ano sem ser promovida da Série C para a Série B porque era muito chamativa. Quase desisti. Erros técnicos ou reprovação em testes atléticos são uma coisa. Mas se me pararem com o argumento ‘és chamativa’, isso é um grande problema”, conta ao site Quotidiano Sportivo, dando conta do que ouvia dos seus supervisores.


Tendo dupla nacionalidade, em Itália o percurso não foi mais fácil. Chegou a ter de ser escoltada pela polícia, para sair de um jogo da quinta divisão “Deixei a Itália aos 20 anos porque percebi que não queriam árbitras mulheres. Eles deixam-te chegar a um certo nível, o regional, e depois colocam obstáculos em todos os sentidos. [Nesse jogo] Tive de barricar-me no balneário, porque os treinadores e os diretores das equipas gritavam ‘vamos matar-te, sai daí’ ”, confessa.


A beleza é uma vantagem? “Não, muito pelo contrário.”

Dona de uma beleza estonteante, esta loira de olhos azuis é um autêntico sucesso das redes sociais. No Instagram, conta com quase 200 mil seguidores e faz as delícias de quem acompanha o seu dia a dia, que mistura o desporto com momentos de extrema elegância e com outros ainda em que exibe o seu corpo torneado e definido, em minúsculos biquínis.


Se acha que pela beleza extrema, Manuela Nicolosi tem vantagem, desengane-se: “Não, muito pelo contrário. Já aconteceu [ser assediada por jogadores], mas prefiro não falar sobre isso. Nunca cedi, e é por isso que demorei tanto a construir uma carreira. Não sou o tipo de pessoa que sonha em ficar noiva de um jogador de futebol”, conclui. Mais um dos destaques da sua carreira é a ligação à Kings League, do ex-Barcelona Gerard Piqué, onde regressou brevemente como mulher do apito. Tendo sido árbitra FIFA entre 2010 e 2024, Manuela Nicolosi é atualmente apresentadora de televisão e comentadora, continuando assim ligada ao desporto.