Fernanda Serrano foi ao programa 'Dois às 10' esta quinta-feira, 23 de outubro, para dar a conhecer tratamentos que ajudam a regenerar a zona vaginal e a trabalhar os músculos pélvicos. Ao lado da médica ginecologista Dra. Mónica Ferreira, a atriz referiu que já fez uma sessão com um aparelho que permite trabalhar os músculos desta zona, o que pode ser considerado um método de rejuvenescimento vaginal.
Estes procedimentos existem para ajudar as mulheres que estão a passar pela perimenopausa e menopausa a sentirem menos sintomas como a secura vaginal, atrofia e até incontinência urinária.
Porém, apesar da atriz não se ter alongado muito na explicação, surgiram nas redes sociais algumas críticas que apontavam o dedo à exposição da artista.
Perante esta polémica, Fernanda Serrano esclareceu o assunto na sua página de Instagram.
"Ontem foi um dia feliz — mais um. Tive a oportunidade de conversar com a Cristina e o Cláudio sobre um tema muito sério e, até há pouco tempo, desconhecido para muitas de nós: a saúde íntima feminina", começa por esclarecer.
"Falámos de um universo ainda recente, onde hoje existem várias soluções capazes de tratar questões de saúde que afetam profundamente a qualidade de vida da mulher — em especial após tratamentos oncológicos, mas também na perimenopausa e na menopausa. Foram partilhadas informações, soluções e tratamentos preventivos, com o objetivo de dar visibilidade a um tema que continua a ser tabu", refere a artista.
"Falámos de forma séria e responsável, porque acredito que é fundamental abrir espaço para estas conversas. A saúde íntima feminina, sobretudo a partir dos 40 anos e em mulheres que passaram por tratamentos oncológicos — como foi o meu caso —, merece atenção, comunicação e cuidado", explica ainda a atriz.
De seguida, Fernanda Serrano refere que "alguns órgãos de comunicação social distorceram o que foi dito", levando a que isso "alimentasse comentários brejeiros que reforçam o preconceito".
"Falei — e continuo a falar — de saúde, bem-estar, autoconhecimento e dignidade feminina. Não falei de procedimentos. Nem de vaidade. Os 'palhaços de serviço' de sempre — já bem conhecidos — voltaram a transformar uma informação bonita e necessária em motivo de troça. Paciência", refere.
No fim da publicação, Fernanda garante que defende "uma sociedade mais informada e menos preconceituosa" e agradece as mensagens de apoio bem como a ajuda de Cristina Ferreira e Cláudio Ramos.
E foi precisamente Cristina Ferreira que fez questão de recorrer à sua página de Instagram de modo a defender Fernanda Serrano.
"A quantidade de comentários assustadores a esta publicação mostra a urgente necessidade de educação sobre o corpo feminino e as mudanças associadas ao período da menopausa. A conversa foi feita ao lado de uma médica que explicou os benefícios dos tratamentos que eliminam incontinência urinária, atrofia e secura vaginal. Não há nada pior que a ignorância. E impor vergonha num assunto tão necessário", referiu Cristina.

© Instagram - Daily Cristina

Sem comentários:
Enviar um comentário