Escândalo Explosivo Na LAM: Auditoria Expõe Desvio De 48 Milhões Em Serviços De Tradução



As Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) voltam a estar envolvidas em polémica, desta vez devido a alegadas irregularidades na contratação de serviços de tradução que terão resultado no desvio de cerca de 48 milhões de meticais.


Segundo informações que circulam nas redes sociais, uma auditoria interna concluiu que os valores pagos pela empresa estatal em nome de serviços de tradução são exorbitantes e carecem de justificação plausível.


As investigações preliminares apontam para a existência de uma empresa fantasma responsável pela emissão de facturas falsas, supostamente por serviços prestados à LAM. Essas facturas eram,alegadamente encaminhadas a um tradutor ajuramentado apenas para conferir aparência de legalidade ao esquema, cujo montante total ascenderia a dezenas de milhões de meticais.


Na sequência do escândalo foram suspensos o Director Financeiro, Clérgio Muhate, irmão do actual Ministro da Economia, Basilio Muhate e outros colaboradores da transportadora aérea nacional. Entre os implicados encontra-se ainda o jurista Henrique Comiche, familiar de Eneas Comiche, afecto ao gabinete jurídico da LAM.


Fonte: Livenews24h