Ela Nunca Parou de Cantar: A Comovente Luta de Vanessa Rios Contra o Câncer Vai Partir Seu Coração



A cantora Vanessa Rios, ex-integrante de grupos de forró como Capim com Mel, Kitara, Boa Toda e Forró do Muído, morreu no último sábado (25), aos 42 anos, vítima de um câncer no pulmão. Internada no Hospital Santa Joana, no Recife, a artista seguiu trabalhando e se apresentando por cerca de dois anos após o diagnóstico, segundo contou o ex-marido, o músico Luciano Rios, com quem teve uma filha.


“Ela conseguia ainda cantar bem, se apresentar bem, se cuidava. Infelizmente, parou porque não teve jeito mesmo. Até onde pôde, foi até o fim, lutando para cumprir os compromissos e fazer o que amava, que era cantar”, disse Luciano.


Diagnóstico e luta contra a doença

Vanessa foi diagnosticada pela primeira vez há mais de seis anos, quando enfrentou um sarcoma em uma das pernas. Em setembro de 2019, chegou a anunciar que estava “100% curada”.


Em 2023, descobriu um novo câncer, dessa vez no pulmão. “A doença dela era um tipo raro de sarcoma, com metástase pulmonar. Um câncer muito agressivo, contra o qual ela lutou com todas as forças”, afirmou o ex-marido.


A cantora iniciou o tratamento no Recife e, casada há cerca de um ano com o americano Joe Ridenhour, chegou a viajar para os Estados Unidos em busca de novas alternativas médicas. Mesmo enfrentando o avanço da doença, manteve planos de seguir a carreira e chegou a realizar um show de São João na Flórida, em junho deste ano.


Nos últimos meses, porém, o agravamento do quadro de saúde a obrigou a se afastar dos palcos para se dedicar integralmente à quimioterapia.


“Ela foi uma guerreira. Sempre sorrindo, sempre positiva. A maior lembrança que ela deixa é de uma pessoa generosa, determinada e que nunca desistiu dos seus sonhos”, disse Luciano.


Trajetória musical

Nascida em Jaboatão dos Guararapes, em 1983, Vanessa cresceu no bairro de Candeias e iniciou a carreira profissional em 2010, em Brasília, como vocalista da banda Encosta Neu, onde conheceu Luciano. O casal teve uma filha, Larissa, hoje com 16 anos.


Dois anos depois, já de volta a Pernambuco, a cantora entrou para a banda Boa Toda, onde gravou o hit “Lençol Vermelho”. Em 2014, venceu um concurso promovido por uma emissora de TV e se tornou vocalista da banda Kitara.


Após um ano no grupo, integrou o Forró do Muído e, em 2020, passou a fazer parte da Capim com Mel, onde permaneceu até 2025, quando iniciou projetos solo e planos para uma carreira internacional.


Despedida

O velório de Vanessa Rios está marcado para esta segunda-feira (27), às 16h, no Cemitério Memorial Guararapes, no bairro de Jardim Jordão, em Jaboatão dos Guararapes. A cerimônia será aberta ao público.