O USS Gerald R. Ford (CVN-78) é o maior e mais avançado porta-aviões nuclear dos EUA e também é o maior e mais poderoso em operação no mundo, comissionado em 2017.
Com 337 metros de comprimento e deslocando 100.000 toneladas, ele é impulsionado por dois reatores nucleares A1B que garantem autonomia de cerca de 25 anos.
Sua inovação central é o Sistema de Lançamento Eletromagnético (EMALS), que substitui as antigas catapultas a vapor, permitindo lançamentos de aeronaves mais rápidos.
O navio também se destaca pela automação e por novos elevadores de armas, o que reduz a tripulação para 4.540 pessoas e diminui os custos operacionais.
Capaz de transportar mais de 75 aeronaves, o Ford completou sua primeira implantação completa em 2023, sendo enviado ao Mediterrâneo Oriental e, em 2025, ao Caribe.
O navio foi nomeado em homenagem a Gerald R. Ford, o 38º presidente dos EUA, que serviu em um porta-aviões durante a Segunda Guerra Mundial e seu custo total foi estimado em aproximadamente 13 bilhões de dólares.

Sem comentários:
Enviar um comentário