Estudo revela que muitos casos e mortes relacionados com cancro poderiam ter sido evitados se as pessoas deixassem alguns maus hábitos.
Um novo estudo vem alertar sobre a realidade associada aos mais diversos tipos de cancro. O trabalho, realizado pela Sociedade Americana de Cancro vem revelar que 4 em cada 10 casos de cancro, bem como quase metade das mortes relacionadas com cancro em adultos com 30 ou mais anos, poderiam ter sido evitadas. Para que isso acontecesse só tinha sido necessário alterar o estilo de vida. De forma resumida, o estudo salienta que 40% do casos de cancro estão relacionados com maus hábitos.
O primeiro mau hábito da lista é o tabagismo. Que é responsável por 20% dos casos de cancro nos Estados Unidos da América e quase 30% das mortes. Farhad Islami, médico responsável pelo estudo, refere mesmo que mais de 169.800 americanos morreram em 2019 devido ao tabagismo. O especialista refere ainda que a obesidade fez disparar vários tipos de cancro. Especialmente junto da população mais jovem. O estudo analisou 30 tipos de cancro de modo a perceber quantos casos e mortes foram provocados por comportamentos de risco. Como é o caso do tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, excesso de peso, consumo de carne vermelha, inatividade física e, entre outros, exposição aos raios UV.
Tabagismo é a principal causa de cancro
Os resultados do trabalho mostram que 713.300 casos e 262.100 mortes poderiam ter sido evitadas. E estas dados dizem apenas respeito a 2019. Quanto aos comportamentos de risco, o topo da lista é ocupado pelo tabagismo. Que, por exemplo, contribui para 56% dos cancros nos homens. Em segundo lugar está o excesso de peso. Segue-se o álcool, a radiação UV e a falta de atividade física. A conclusão do estudo foi publicada no CA: A Cancer Journal for Clinicians.

Sem comentários:
Enviar um comentário