Lenda do Cinema Morre: Stuart Craig, Diretor de Arte de Harry Potter e Vencedor de 3 Oscars, Parte aos 83 Anos!



Stuart Craig, lendário diretor de arte da saga Harry Potter, morreu aos 83 anos no último sábado (7). A informação foi confirmada pela página British Film Designers Guild no Facebook, em nome do diretor Neil Lamont, que descreveu Craig como amigo e mentor.


“É com grande tristeza que informo que meu amigo e mentor, Stuart Craig, faleceu na noite passada, 7 de setembro de 2025, aos 83 anos, após uma longa batalha contra a doença de Parkinson”, dizia o comunicado.


A notícia rapidamente repercutiu no universo cinematográfico. O perfil oficial da franquia Harry Potter no Instagram prestou homenagem ao artista, lembrando sua contribuição fundamental para o sucesso da saga. “É com profunda tristeza que recebemos o falecimento de Stuart Craig. Sem ele, este maravilhoso mundo de imaginação e magia não teria sido possível”, destacou a publicação.


Responsável pelos cenários de todos os oito filmes da série baseada na obra de J.K. Rowling, Craig ajudou a transformar as páginas dos livros em um universo visualmente marcante, que se tornou referência no cinema moderno. Seu trabalho no design de produção consolidou o tom estético de Hogwarts, do Beco Diagonal e de tantos outros cenários icônicos que encantaram gerações de fãs.


Ao longo de sua carreira, Stuart Craig colecionou reconhecimentos da crítica e da indústria. Seu primeiro trabalho como designer de produção foi em Saturno 3, seguido da indicação ao Oscar por O Homem Elefante. O britânico venceu três vezes a estatueta de Melhor Direção de Arte: em 1983, por Gandhi; em 1989, por Ligações Perigosas; e em 1997, por O Paciente Inglês.