Jude Law Enfrenta Desafio Polémico: Interpretar Vladimir Putin



Jude Law mergulha num dos papéis mais polémicos da carreira: interpretar Vladimir Putin. O ator garante não ter medo das repercussões.


Vladimir Putin é uma das figuras políticas mais controversas da atualidade. O que faz com que dar vida ao polémico presidente russo no cinema possa ser algo que assuste muitos atores, temendo assim as consequências do que possa advir da participação num filme. Mas este não é o caso de Jude Law. Ator que, aos 52 anos, não teve qualquer receio de dar vida a uma versão mais jovem de Vladimir Putin em The Wizard of the Kremlin, filme que ainda não tem tradução para português.


Com realização de Olivier Assayas, o filme conta com argumento do escritor francês Emmanuel Carrère e tem por case o livre homónimo da autoria de Giuliano da Empoli. Já do elenco fazem ainda parte nomes como Paul Dano, Alicia Vikander, Jeffrey Wright, Zach Galifianakis e Tom Sturridge. Aproveitando a estreia da longa-metragem, que decorreu no Festival de Cinema de Veneza, Jude Law esteve à conversa com os jornalista sobre o projeto e sobre eventuais consequências de dar vida a Vladimir Putin.


“Não tenho medo das repercussões”

“Espero que não de forma ingénua, mas eu não tenho medo das repercussões. Senti-me confiante, nas mãos de Olivier e do argumento, de que essa história seria contada com inteligência, nuance e consideração”, começa por dizer, citado pela Variety. “Não estávamos à procura de controvérsia apenas pela controvérsia. É um personagem dentro de uma história mais ampla. Não estávamos a tentar definir nada sobre ninguém”, acrescenta. É importante realçar que The Wizard of the Kremlin apresenta uma história fictícia sobre a ascensão de Vladimir Putin. Com o foco a estar na relação do presidente russo com Vadim Baranov (Paul Dano), personagem que se inspira em Vladislav Surkov, assessor de Putin.


Maquilhagem e figurino transformam Jude Law em Vladimir Putin


No que à imagem diz respeito, não existiu qualquer recurso a próteses complexas para transformar Jude Law em Vladimir Putin. Com a opção a recair em maquilhagem e figurino. “Olivier e eu conversamos sobre não ser uma interpretação de Putin, e ele não queria que eu me escondesse atrás de uma máscara de próteses. Trabalhamos com uma equipa incrível de maquilhagem e cabelo e usamos referências daquela época da vida de Putin. Tentamos encontrar uma familiaridade em mim. É impressionante o que uma ótima peruca pode fazer”, termina.


Fotos: Reprodução IMDb