Fórmula 1 Em Choque: Chris Horner Recebe Indemnização Surreal Para Sair Da Red Bull




Chris Horner sai da Red Bull com a conta bancária muito mais recheada, mas com um impedimento profissional para os próximos meses.


Muitos são os casos em que os milhões movimentados pelo futebol dão origem a muitas polémicas. Mas a verdade é que este não é um caso isolado no mundo do desporto. E o mais recente despedimento na Fórmula 1 é prova disso mesmo. Por isso, se costuma ficar boquiaberto com os valores praticados naquele a que chamam de desporto rei, prepare-se para o choque ao saber quanto é que Chris Horner irá receber da Red Bull.


O despedimento do agora antigo chefe de equipa da Red Bull aconteceu imediatamente após o Grande Prémio da Grã-Bretanha, depois da 9.ª vitória de um piloto da McLaren em 12 corridas. Max Verstappen (piloto principal da Red Bull), tinha apenas duas vitórias, tendo a última sido em maio, em Imola (Itália). De acordo com informações avançadas pela BBC, Chris Horner vera a conta bancária aumentar em 85 milhões de euros com o término precoce do contrato. Sendo este valor referente ao que iria receber até ao final da ligação com a equipa da Red Bull.


Só que este valor astronómico chega com um senão. É que Chris Horner está impedido de voltar aos paddocks nos próximos tempos. O acordo com a Red Bull estipula que o antigo chefe de equipa só possa assinar contrato com outra escuderia antes de abril de 2026. Quem não demorou muito a reagir a esta notícia foi um dos seus principais rivais, Toto Wolff o chefe de equipa da Mercedes. “Nos últimos 12 a 15 anos, ele comportou-se muitas vezes como um idiota. Regia-se por valores completamente diferentes, mas até o nosso maior inimigo tem um melhor amigo. Por outro lado, alcançou um sucesso extraordinário naquilo que fazia. Agora que se foi (pelo menos por algum tempo), todos estamos conscientes de que uma verdadeira personalidade deixou o desporto”, comenta.


O legado de Chris Horner e o futuro da Red Bull

Em quase 21 anos de carreira e depois de comandar a equipa do touro vermelho desde a sua criação (em 2005), Chris Horner e os seus colegas conquistaram oito títulos de piloto e seis de construtores. A Red Bull e Max Verstappen tentam agora recuperar terreno nas tabelas classificativas com Laurent Miques como chefe. Depois da mudança, piloto e equipa alcançaram duas vitórias consecutivas (Itália e Azerbeijão) em quatro Grandes Prémios, além de um triunfo no Sprint. Max Verstappen está em terceiro lugar no campeonato, a 69 pontos do líder, Oscar Piastri. Já no mundial de construtores a diferença para a líder McLaren é de 351 pontos, estando a Red Bull em quarto lugar.