Choque Online: Plataformas De Redes Sociais Retiram Vídeos Da Morte De Charlie Kirk



O activista conservador Charlie Kirk foi morto esta quarta-feira, dia 10, durante um evento na Universidade de Utah Valley, com o acontecimento a ter levado à partilha de múltiplas reações nas redes sociais e, entre elas, também partilhas de vídeos do momento.


Esta tendência levou as empresas responsáveis por redes sociais e outras plataformas digitais a agirem e a procurarem remover os vídeos captados pelas centenas de pessoas que estavam presentes no momento em que Kirk foi morto.

Ao mesmo tempo, algumas tecnológicas já se manifestaram publicamente contra a violência do ato, notando que não tem lugar no discurso público.

Uma das empresas que já reagiu publicamente foi a Bluesky. A rival do X (antigo Twitter) fez uma publicação onde nota que a “glorificação de violência” viola os termos de utilização da plataforma.

“Avaliamos denúncias e agimos em relação a conteúdo que celebra violência contra qualquer pessoa”, pode ler-se na publicação da Bluesky. “A violência não tem lugar num discurso público saudável e estamos comprometidos a proporcionar conversas abertas e saudáveis”.

site The Verge encarregou-se também de entrar em contacto com outras empresas tecnológicas responsáveis por plataformas digitais, as quais responderam por via de representantes e porta-vozes sobre a forma como estão a lidar com os vídeos da morte de Charlie Kirk.

O porta-voz da Meta, Francis Brennan, notou que, com base nas políticas das redes sociais da gigante tecnológica, serão “removidos os conteúdos mais gráficos e adicionados etiquetas de avisos a outros tipos de conteúdos para que as pessoas estejam informadas de que podem ter conteúdos sensíveis antes de clicarem”.

Reddit parece querer ir mais longe, com a porta-voz Gina Antonini a apontar que a plataforma “proíbe o incentivo, glorificação, incitação ou apelo à violência", notando ainda que a plataforma “está a ser monitorizada para que seja removido conteúdo violento”.

“Também fizemos contactos para garantir que os nossos moderadores compreendam e respeitem não só as Regras do Reddit, como também o Código de Conduta dos Moderadores e entendam as ferramentas e recursos à sua disposição para defender as nossas políticas”, explicou Antonini.


Contacto pela publicação norte-americana, o YouTube começou por enviar desejos de condolências à família de Charlie Kirk. “Os nossos corações estão com a família do Charlie Kirk depois da sua morte trágica”, pode ler-se no comunicado do porta-voz Jack Malon.

“Estamos a monitorizar de perto a nossa plataforma e a promover conteúdo noticioso na nossa página inicial, nas pesquisas e nas recomendações para ajudar as pessoas a manterem-se informadas”, afirmou Malon, sublinhando que o YouTube removerá “algum conteúdo gráfico” e que as políticas da plataforma de vídeos proíbem conteúdo que se “deleite ou troce da morte ou de um ferimento grave de um indivíduo identificável”.

Por fim, o Discord também se pronunciou sobre a morte de Charlie Kirk. A porta-voz Jillian Susi explicou em comunicado enviado ao The Verge que as diretrizes de utilização do Discord “proíbem conteúdo que glorifique e promova violência”.

Susi notou também que o Discord está a “remover ativamente vídeos e outros conteúdos relacionados a este incidente que viole as políticas” da plataforma, notando que a empresa está “comprometida em manter o Discord um lugar acolhedor e positivo”.