Sporting Muda Estratégia para Contratar Jota Silva: Interesse Reforçado com Preço de Mercado

 



O Sporting continua a ponderar avançar para a contratação de Jota Silva. Pedido expresso do treinador Rui Borges para reforçar a posição de extremo esquerdo, o jogador português do Nottingham Forest pode estar mais perto de rumar a Alvalade neste verão.

De acordo com informações que foram apuradas pelo Desporto ao Minuto, há conversas informais entre os dois clubes e atleta, mas Sporting ainda não apresentou uma proposta oficial. Ainda assim, o processo pode conhecer rumo diferente já na próxima semana.

Numa primeira fase, a ideia do Sporting seria a avançar com uma proposta de empréstimo com opção de compra no final da época 2025/26, mas o emblema inglês sempre deu primazia a uma venda direta do internacional português de 25 anos.

No entanto, e segundo apurou o Desporto ao Minuto, houve mudança de postura nas últimas semanas, tendo em conta que o jogador é um pedido expresso do treinador Rui Borges. Ao que tudo indica, os bicampeões nacionais equacionam, nesta fase, a compra do passe de Jota Silva.

De acordo com o  Transfermarkt, site especializado em valores de jogadores no mercado, Jota Silva está avaliado em 15 milhões de euros, valor que a SAD leonina, presidida por Frederico Varandas, não quer oferecer. Em 2024/25, foram anotados quatro golos e duas assistências em 37 partidas.

O Sporting fará um 'jogo de paciência' junto do Nottingham, que já alertou o clube de Alvalade para a  'pressão' feita pelo Leeds United, recém-promovido à Premier League e com disposição financeira para ir de encontro aos valores pedidos por Evangelos Marinakis, proprietário do clube.

Dentro de campo, Jota Silva tem sido aposta do técnico português Nuno Espírito Santo na pré-temporada. Nos três jogos realizados, a equipa somou dois empates (ambos sem golos) e uma derrota (1-3), esta frente ao Fulham, de Marco Silva. Foi utilizado no empate sem golos diante do Estoril-Praia e, já Inglaterra, na derrota diante do Birmingham.

Vitória SC 'esfrega as mãos'

A situação de Jota Silva também merece atenção em Guimarães, uma vez que o Vitória SC, o seu anterior clube, assegurou, aquando da mudança para a Premier League, o direito a receber 20% de qualquer valor encaixado pelo Nottingham Forest com uma futura venda. Ainda assim, esta distribuição de lucro não irá ficar por aqui.

O Casa Pia, clube no qual o atleta natural de Gondomar atuou, entre 2021 e 2022, também vai 'esfregando as mãos', uma vez que, além de ter recebido 30% do valor encaixado com o 'salto' para o futebol inglês (sensivelmente, 2,1 milhões de euros), também terá direito a metade dos 20% que os vimaranenses possam vir a receber com novas movimentações.