Dois policiais militares da Força Tática do 7° Batalhão foram presos na última terça-feira (22) pela Corregedoria da Polícia Militar de São Paulo. Eles são investigados pela morte de Jeferson de Souza, um morador em situação de rua, ocorrida no Viaduto 25 de Março, na região do Parque Dom Pedro II, no Centro da capital paulista. A Justiça determinou a prisão preventiva dos agentes após constatar indícios de execução.
Imagens obtidas durante a investigação mostram que, no momento da abordagem, um dos policiais militares tampa a lente da própria câmera corporal enquanto o outro efetua disparos de fuzil contra Jeferson, que já estava rendido. O vídeo reforçou a suspeita de uso excessivo de força e foi peça-chave para a prisão dos agentes. De acordo com a decisão judicial, a vítima foi atingida com, pelo menos, um tiro na cabeça.
Assista:
Segundo os PMs Alan Wallace dos Santos Moreira e Danilo Gehrinh, o episódio teve início na noite de 13 de junho, quando eles avistaram Jeferson descendo de uma árvore nas proximidades do viaduto. Após abordá-lo e consultarem seus dados, teriam descoberto que havia um mandado de prisão contra ele por estupro e agressão. Ao informá-lo de que seria levado à delegacia, o homem teria tentado tomar a arma de um dos agentes.
O boletim relata que os policiais reagiram com, ao menos, três disparos de fuzil. No entanto, a perícia identificou oito perfurações no corpo da vítima — duas delas na cabeça —, o que levantou suspeitas sobre excesso e possível execução. Mesmo socorrido ao Pronto-Socorro da Santa Casa, Jeferson não resistiu aos ferimentos e morreu. Até o momento, nenhum familiar foi localizado.
O caso está sendo investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e pela Corregedoria da PM. A 4ª Vara do Tribunal do Júri decretou a prisão dos dois policiais, que foram encaminhados inicialmente ao 78º DP dos Jardins e, em seguida, transferidos para o Presídio Militar Romão Gomes, na Zona Norte da cidade. O processo corre em segredo de Justiça.
Sem comentários:
Enviar um comentário