O Corpo Não Mente: Descubra o Que Acontece Quando Você Olha para Alguém Atraente!



O cérebro reage de forma intensa ao ver uma pessoa atraente — e o corpo também. Descubra o que acontece quando a beleza nos tira o fôlego.


Sejamos honestos, quem nunca sentiu vontade de comer um doce? Nessa altura, existem dois tipos de reação. Por um lado, há aquele grupo de pessoas que sacia o desejo sem qualquer ponderação. Depois, existem os outros. Aqueles que fazem contas às calorias que resultam da materialização do desejo. Se está inserido neste segundo grupo, a ciência tem a resposta para si e envolve uma pessoa atraente.


Um estudo realizado pela Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos da América salienta a existência de amor à primeira vista e realça que estamos perante algo que faz com que o corpo sinta um prazer semelhante aquele que se verifica quando consome açúcar. Na prática, olhar para uma pessoa bonita e atraente é o mesmo que comer um doce. Com a vantagem de não consumir calorias desnecessárias para o corpo.


“A beleza é notoriamente subjetiva e supostamente intratável pela ciência”

O trabalho teve como base pesquisas relacionadas com beleza que se realizaram há mais de dois mil amos. De acordo com os investigadores, a percepção sobre uma pessoa bonita é na verdade muito simples. Basta um olhar de breves segundos para que fique registado que alguém é belo. E quando isto acontece, sente-se um intenso choque de prazer. Que é em tudo semelhante ao momento em que comemos um doce. Isto acontece porque é algo que aumenta a atividade num dos “centros de prazer” no cérebro. Que é conhecido como córtex orbito-frontal.


“A beleza é notoriamente subjetiva e supostamente intratável pela ciência, mas algumas das suas principais propriedades seguem regras simples”, explica Denis Pelli, co-autor do estudo, em conversa com o Daily Mail. O psicólogo refere ainda que a experiência da beleza não necessita de muito tempo, como é comum ouvir dizer. Na realidade, basta uma fração de segundo.


Fotos: Shutterstock