Viktor Gyökeres Chega a Londres com Estilo – Veja as Imagens Exclusivas da Recepção ao Novo Astro



 

Depois de muitos avanços e recuos e várias reviravoltas, o avançado sueco Viktor Gyokeres aterrou em Inglaterra, ao final da tarde desta sexta-feira, de forma a concluir a transferência do Sporting para o Arsenal.

O ainda jogador do clube de Alvalade chegou a solo inglês perto das 19 horas, ao Aeroporto de Luton, em Londres - a cerca de 50 quilómetros do centro da capital inglesa -, a poucos minutos do pontapé de saída do Troféu Cinco Violinos no Estádio do Jamor.

No vídeo partilhado pelo jornal sueco Sportbladet, é possível ver o internacional pela Suécia ao lado do agente Hasan Cetinkaya e também de Jonathan, amigo próximo do nórdico. Gyokeres foi recebido, ao que tudo indica, por uma comitiva do Arsenal.

O avançado vai agora realizar os indispensáveis exames médicos e testes físicos por forma não só a finalizar a mudança para o Arsenal, como também juntar-se à digressão asiática de pré-época da equipa treinada por Mikel Arteta.

Depois de muitos avanços e recuos  na negociações, com direito a várias polémicas e troca de 'farpas' pelo meio, eis que o Arsenal se prepara para investir uma verba fixa de 63,5 milhões de euros, numa transferência que poderá chegar aos 73,5 milhões, mediante as variáveis estipuladas entre os dois clubes, num máximo de 10 milhões.

Milhão atrás de milhão por objetivos

Por cada 20 jogos com a camisola do Arsenal, com uma duração mínima de 45 minutos, o Sporting recebe 1,25 milhões de euros,  até a um máximo de cinco milhões. Ou seja, se Gyokeres fizer 80 jogos, com a tal duração de 45 minutos, os leões terão direito a cinco milhões de euros. 

Segue-se o objetivo que engloba golos e assistências e que pode ditar mais um milhão para os cofres dos leões. Por cada 20 contribuições para golos do Arsenal, o Sporting recebe 500 mil euros, num teto máximo até um milhão de euros. Ou seja, se Gyokeres estiver diretamente envolvido em 40 golos dos ingleses, o Sporting amealhará mais um milhão.

Só depois surge o rendimento desportivo do Arsenal, que pode render mais quatro milhões. Por cada qualificação para a fase regular da Liga dos Campeões, iniciada a cada temporada, o Sporting recebe um milhão de euros. Ou seja, se o Arsenal garantir a presença na fase de liga única da Champions nos próximos quatro anos - algo perfeitamente alcançável por conta dos vários lugares que Inglaterra tem direito - os leões arrecadam mais quatro milhões. 

Tudo acontece precisamente duas semanas após Gyokeres ter iniciado uma espécie de greve, em incumprimento disciplinar com o Sporting, face às divergência entre o agente do nórdico e o presidente Frederico Varandas. Após duas temporadas de leão ao peito, com 97 golos em 102 partidas, o internacional sueco prepara-se para regressar ao futebol inglês.