Aí está o sexto reforço do FC Porto para a nova temporada desportiva. O conjunto azul e brancos confirmou, durante a tarde desta quinta-feira, a chegada de Alberto Costa. O jogador português está, assim, de regresso ao futebol português.
Seis meses após ter rumado à Juventus depois de deixar o Vitória AC, o defesa de 21 anos volta aos palcos portugueses pela porta do FC Porto, apesar de, nas últimas semanas, ter sido apontado como possível reforço do Sporting, onde poderia reencontrar Rui Borges que o orientou em Guimarães.
De acordo com o comunicado enviado à Comissão de Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM), os dragões pagaram 15 milhões de euros fixos por 100% dos direitos económicos de Alberto Costa, valor ao qual é acrescido uma remuneração variável máxima de um milhão em função do cumprimento de certos objetivos. A Juventus fica com direito a 10% de eventuais mais-valias de uma potencial futura transferência.
No que ao lateral-direito diz respeito, Alberto Costa celebrou um contrato válido por cinco épocas desportivas, até 30 de junho de 2030, tendo acordado uma cláusula de rescisão no montante de 65 milhões de euros.
No mesmo comunicado oficial, o FC Porto informa ainda que a Juventus "assumirá a responsabilidade com o mecanismo de solidariedade devida a terceiros", ao passo que os encargos com serviços de intermediação de 10% do montante da transação (1,5 milhões de euros) estarão a cabo da SAD liderada por André Villas-Boas.
Esta é a terceira operação entre o FC Porto e a Juventus neste mercado de transferências. O conjunto italiano contratou Francisco Conceição e João Mário e vendeu Alberto Costa, que irá render o defesa-direito português anunciado esta quinta-feira em Turim.
Alberto Costa falou de "um enorme orgulho"
Alberto Costa e André Villas-Boas© FC Porto
Alberto Costa, que envergará a camisola número 20 no emblema da Invicta, falou de "um enorme orgulho" e de "um sentimento de concretização" com esta mudança para o FC Porto, recordando que a família "é toda do FC Porto".
"É um enorme orgulho e um sentimento de concretização. Tenho a certeza de que daqui a uns anos vou sentir-me realizado por estar aqui agora. Era um sonho de criança, cresci a ver o FC Porto, a minha família é toda do FC Porto e sinto-me realizado. Daqui a uns anos vou lembrar-me deste momento e tenho a certeza de que foi a melhor decisão. Sinceramente, isto parece-me tudo muito familiar, pois quando era pequeno vinha aqui. É impossível não referir que estive 11 anos no Vitória SC, faço parte da família, mas o FC Porto é o clube que aprendi a gostar desde pequenino, por isso agora estou no meu clube do coração. É um sonho", começou por dizer o defesa, aos meios oficiais do FC Porto.
Sem esquecer a longa passagem pelo Vitória SC, Alberto Costa referiu que os seis meses em Turim serviram para crescer como futebolista.
"Foi uma evolução boa, grande. Cresci muito lá, deram-me tudo, sou eternamente grato ao Vitória SC. Sinto que me acolheram de uma maneira incrível e agora sinto que estou preparado para tudo isto. Foi tudo muito repentino. Já no Vitória SC tinha estado uma época na equipa A, trabalhei sempre com a consciência de que poderia dar um grande salto, mas mantive-me focado e esperei pela minha oportunidade. Tudo surgiu naturalmente. A passagem por Turim fez-me crescer, pois nunca tinha saído de casa ou da minha zona de conforto. Fez-me evoluir em vários aspetos, mas agora venho para aqui e venho mais homem, com muita vontade de conquistar muitas coisas. O futebol italiano é um pouco diferente, há muita marcação homem a homem, há mais trabalho físico. Fisicamente, sinto-me melhor preparado em alguns aspetos. Foi uma boa experiência, mas agora vou estar num palco maior e sinto-me preparado para tudo", referiu o português.
"As expetativas são as mesmas de quando era apenas um simples adepto, é para entrar em todos os jogos para ganhar e para conquistar o máximo de títulos possível. Tenho a noção de que muitos adeptos gostavam de estar deste lado, por isso vou tentar honrá-los, tal como aos meus familiares. Já apoiavam o FC Porto, agora ainda mais, por isso vou fazer tudo para os ver felizes. A melhor parte é jogar e ganhar", finalizou.
Sem comentários:
Enviar um comentário