Morre John Kachamila, Veterano da FRELIMO e Ex‑Ministro dos Recursos Minerais




Faleceu nesta quinta-feira o antigo Ministro dos Recursos Minerais e Energia de Moçambique, John William Kachamila, vítima de uma doença prolongada.

Nascido em Janeiro de 1946, no posto administrativo de Còbué, distrito do Lago, província do Niassa, Kachamila foi uma das figuras históricas da luta de libertação nacional. Juntou-se à Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO) em 1963, tendo feito treinos militares na Tanzânia e iniciado os estudos acadêmicos naquele país.

Formado em Geologia e Minas pela Jugoslávia, em 1978, onde viveu por uma década, Kachamila prosseguiu os estudos no Reino Unido, concluindo um mestrado no Colégio Imperial de Minas, em Londres, entre 1983 e 1984, enquanto trabalhava como assistente.

Ingressou no Governo de Moçambique em Abril de 1976 e foi nomeado sucessivamente para Ministro dos Recursos Minerais e Energia e, mais tarde, Ministro da Coordenação da Acção Ambiental no ano 2000.

Além de sua carreira governamental, Kachamila foi membro do Comité Central da FRELIMO, Presidente do Conselho Fiscal da Associação Nachingwea e Presidente do Conselho de Administração da Companhia Moçambicana de Hidrocarbonetos. Exerceu também o cargo de Secretário da Cooperação da ACLLN (Associação dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional).

Era autor do livro “From the Rift Valley to the Dream of Freedom” (“Do Vale Rift ao Sonho da Liberdade”), lançado em Washington. A obra narra memórias da aldeia de Lissungo, passagens da sua carreira política, vida privada e história familiar.

A data e os detalhes das cerimónias fúnebres ainda não foram oficialmente divulgados.

TV - Lago Niassa