Médico Assume Culpa por Cetamina Antes da Morte de Ator de ‘Friends’



O médico Salvador Plasencia, que atendeu o ator Matthew Perry, se declarou culpado nesta quarta-feira (24) por quatro acusações de distribuição de cetamina sem finalidade médica. A informação foi divulgada pela revista Variety. A sentença está marcada para o dia 3 de dezembro.

Plasencia, de 43 anos, firmou um acordo judicial com o Ministério Público dos EUA. Como parte do acerto, ele vai entregar sua licença médica nos próximos 30 a 45 dias. Ele segue em liberdade sob fiança até a sentença.

Segundo os promotores, Plasencia não foi o responsável pela dose que causou a morte de Perry, mas admitiu que forneceu a substância de forma irregular ao ator ator de “Friends”, que morreu de overdose em outubro de 2023.

Em troca da confissão, foram retiradas outras acusações, como falsificação de registros médicos. Plasencia estava entre os acusados de envolvimento na rede de distribuição ilegal da droga. Os promotores afirmam que ele chegou a montar um falso “plano de tratamento” para tentar justificar o uso de cetamina por Perry.

Ele também teria mandado uma mensagem de texto para outro médico dizendo:


Eu me pergunto quanto esse idiota vai pagar… Vamos descobrir


Além de Plasencia, outros três réus, Erik Fleming, Kenneth Iwamasa e Mark Chavez, também aceitaram acordos e se declararam culpados por conspiração para distribuir cetamina. A única ré que ainda será julgada é Jasveen Sangha, conhecida como “Rainha da Cetamina”, que deve comparecer ao tribunal no mês que vem. Ela é acusada de manter um esconderijo em North Hollywood para distribuição da droga.

Durante a audiência, Plasencia respondeu apenas às perguntas feitas pela juíza Sherilyn Peace Garnett. A pena máxima prevista para os crimes é de 40 anos de prisão, mas segundo as diretrizes federais, a expectativa é que a sentença seja inferior a esse tempo.