Crise na RENAMO: Analistas Apontam Incapacidade Mental e Liderança Antidemocrática de Ossufo Momade



O partido Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO) parece atravessar as trevas desde que se propôs em ser o disruptor do modelo do partido único e firmar-se como o promotor da democracia no país.


Hoje, a liderança do partido parece ter sequestrado as linhas mestras da sua fundação e fazer imperar a anarquia. Os mais entendidos das nuances da política fazem um diagnóstico alarmante sobre Ossufo Momade, o Presidente da RENAMO.


Em debate, hoje, na TV Sucesso, os analistas foram unânimes em detectar a ausência de capacidade mental suficiente na estrutura cognitiva de Momade com poder para responder aos anseios dos membros da RENAMO e do povo moçambicano.


“Ossufo Momade, está provado de que a maior parte não o quer. Mas ele continua. Sendo assim, isso revela uma arrogância aguda” disse o comentador político, Américo Sozinho, notando que pode ter sido um erro a indicação de Momade como Presidente da RENAMO.


Para o académico, o líder do partido é desprovido de cognição para construir argumentos no espaço de cinco minutos.


“Eu também acho que, intelectualmente, Ossufo Momade está falido. Não tem estrutura intelectual para continuar a dirigir um organismo que se encontra em desorganização… falta-lhe tudo, capacidade, vontade, não tem absolutamente nada… creio que Ossufo Momade não tem capacidade para fazer exposição [em um debate] de cinco minutos ininterruptos, esquece isso… não é possível” frisou.


Na mesma ocasião, o membro sénior de RENAMO, Alfredo Magumisse, considerou que Momade deve tomar a consciência para conseguir liderar o partido, numa altura em que as crispações internas o afastaram das bases.


Mas também, reconheceu que a forma como o partido está a ser dirigido indicia sinais de antidemocracia.


“O Presidente não está a ser capaz de dirigir de acordo com as normas. O momento em que estamos a viver é dos mais sombrios, feios, tristes e indesejáveis para uma organização. A gestão do Presidente Ossufo Momade tem tendências antidemocráticas” disse.


Outros painelistas, nomeadamente, Raúl Novinte e João Massango, seguiram na linha de pensamento sobre a incapacidade mental de Momade e anarquia no partido.