Tottenham e Manchester United defrontam-se em Bilbau, esta quarta-feira, na disputa do troféu da Liga Europa, numa final em que os portugueses Bruno Fernandes, Diogo Dalot e Ruben Amorim procuram garantir a sua primeira conquista europeia.
O treinador luso, de 40 anos, arrancou a época ainda no Sporting, com um impressionante registo na Liga dos Campeões, tendo mantido a sua invencibilidade nas provas da UEFA ao serviço do clube de Old Trafford. No caminho até ao final, os red devils deixaram para trás equipas como Real Sociedad, Olympique Lyon e Athletic Bilbao.
Já os spurs precisaram de eliminar AZ Alkmaar, Eintracht Frankfurt e Bodo/Glimt para voltarem a uma final europeia, sendo preciso recuar até 1983/84 para recordar a conquista da última Liga Europa (na altura com a designação de Taça UEFA), tendo pela frente um adversário que venceu a referida competição recentemente, em 2016/17, com José Mourinho.
No que ao confronto direto entre as formações inglesas diz respeito, o Manchester United soma 95 triunfos em 204 jogos, contra 57 do Tottenham, para além do registo de 52 empates. No entanto, o clube de Old Trafford acabou derrotado nos três duelos frente ao conjunto de Londres, na presente temporada, procurando, assim, a 'vingança'.
A final da segunda prova europeia de clubes da UEFA mais cobiçada está agendada para esta quarta-feira, a partir das 20 horas (horário de Portugal Continental), no San Mamés, com arbitragem do alemão Felix Zwayer, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Ange Postecoglou
Responsabilidade na final: "Independentemente do que acontecer, não sou um palhaço e nunca serei. Trabalhei, sem favores de ninguém, durante 26 anos para estar na posição em que estou. Temos um grande jogo pela frente e há a oportunidade de alcançar pelo menos a principal tarefa que me deram, que passa por conseguir troféus para o clube".
Dificuldades criadas pelo Manchester United: "O que importa é como os jogadores lidam com a ocasião, como eles lidam com a compreensão da importância do jogo. Eu não acho que realmente importa o que fizeste antes contra qualquer adversário quando se trata de grandes jogos. Talvez na liga seja um pouco diferente, mas numa grande final tudo é decidido no dia".
Futuro passa por Londres?: "Aconteça o que acontecer, estou muito confortável de que continuarei a tentar ganhar troféus onde quer que esteja".
Ruben Amorim:
Novo futuro depois da conquista?: "Creio que não, mas ganhar [a Liga Europa] vai ajudar-nos no término da temporada. Muitas pessoas vão olhar para a nossa equipa de uma maneira diferente, até porque ganhar um título europeu é muito importante. Ainda assim, nada vai mudar aquilo que foi nossa temporada. Vencer um título europeu pode levar-nos a ter a sensação de que podemos construir um futuro".
Acesso à Champions em jogo: "O nosso clube consegue ter receita sem a Liga dos Campeões [alcançada por via da conquista da Liga Europa]. É um clube grande, enorme, com adeptos no mundo todo. É uma grande marca. Só precisamos de estar focados e fazer as coisas da maneira certa. Dou sempre mais do que posso".
Três 'reforços' antes da final: "Joshua Zirkzee, Diogo Dalot e Leny Yoro recuperam muito bem. Eles esforçaram-se e queriam muito fazer parte da equipa [para a final]. Mesmo com poucos minutos, eles podem ajudar-nos a vencer".
Últimos resultados
Tottenham: D-D-V-E-V
Manchester United: D-D-V-D-V
Últimos onzes
Tottenham: Antonín Kinsky, Djed Spence, Kevin Danso, Ben Davies, Sergio Reguilón, Archie Gray, Pape Sarr, Mikey Moore, Wilson Odobert, Son Heung-min e Mathys Tel.
Manchester United: André Onana, Noussair Mazraoui, Victor Lindelof, Harry Maguire, Patrick Dorgu, Luke Shaw, Casemiro, Mason Mount, Bruno Fernandes, Amad Diallo e Rasmus Hojlund.
Ausências
Tottenham: Lucas Bergvali (lesionado).
Manchester United: Lisandro Martínez (lesionado).
Sem comentários:
Enviar um comentário