As autoridades sul-africanas intensificaram recentemente as acções contra estrangeiros que se encontram em situação ilegal no país, com mais enfoque para as cidades de Pretoria e Joanesburgo.
O governo da África do Sul tem adoptado uma postura mais rigorosa no controle da imigração focando especialmente em indivíduos que encontram-se no país em situação irregular, isto é, sem passaporte ou com visto expirado.
Segundo a imprensa local, os imigrantes ilegais quando encontrados são frequentemente detidos pelas autoridades. Após a detenção enfrentam um processo rápido que pode resultar na aplicação de multas, e em muitos casos na deportação imediata.
Essa medida faz parte de uma política migratória mais firme adoptada pelo Departamento de Assuntos Internos sul-africano, que alega estar respondendo ao aumento da pressão sobre os serviços públicos, segurança e mercado de trabalho.
A acção tem sido alvo de críticas por parte de organizações de direitos humanos, que apontam para o risco de abusos, discriminação e tratamento desumano. Outro assim, o governo justifica as medidas como necessárias para restaurar a ordem e garantir que os imigrantes entrem e permaneçam no país de forma legal.
O endurecimento da política migratória também acontece em meio a tensões recorrentes entre comunidades locais e estrangeiros, muitas vezes acusad0s de ocuparem empregos informais e pressionarem o sistema social.
Sem comentários:
Enviar um comentário