O Papa Francisco faleceu nesta segunda-feira, 21 de abril de 2025, aos 88 anos, devido a complicações de uma pneumonia bilateral. O falecimento ocorreu no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma.
Nascido Jorge Mario Bergoglio em Buenos Aires, Argentina, em 1936, foi o primeiro papa jesuíta e o primeiro pontífice não europeu em mais de 1.200 anos. Seu papado, iniciado em 2013 após a renúncia de Bento XVI, foi marcado por uma abordagem reformista e socialmente engajada.
Durante seus 11 anos de pontificado, Francisco promoveu reformas na Cúria Romana, combateu a corrupção, fortaleceu a proteção de menores e adotou posturas mais inclusivas em relação a diversos grupos. Ele também foi um defensor do diálogo inter-religioso e abordou questões ambientais em encíclicas como "Laudato si’".
O falecimento do Papa Francisco deixa a Igreja Católica diante da tarefa de escolher seu sucessor. Detalhes sobre os rituais funerários e o conclave que elegerá o novo pontífice ainda não foram divulgados.
Sem comentários:
Enviar um comentário