Uma mulher, moradora de San Miguel Totolapan, no violento estado de Guerrero, no México, sequestrou a mãe de um líder do crime organizado para negociar a libertação de Isauro de Paz, seu marido.
“Troco a vida do meu marido pela sua mãe. Assim que ele for devolvido são e salvo, ela será libertada”, declarou Yadira em um vídeo divulgado nas redes sociais. A estratégia funcionou: na última quarta-feira, Isauro foi libertado, e a refém foi entregue à polícia.
O sequestro ocorreu após a população, cansada da violência do narcotráfico, pegar em armas contra o grupo Los Tequileros, facção dissidente do cartel La Familia Michoacana. Agora, os criminosos ameaçam retaliar a cidade, elevando ainda mais a tensão na região.
Guerrero é considerado o estado mais violento do México, com alta presença do tráfico de drogas e milícias de autodefesa. Diferentemente de outros casos, em que comunidades formam patrulhas, os moradores de San Miguel Totolapan optaram por uma ação direta, refletindo o desespero diante da insegurança crônica.
Sem comentários:
Enviar um comentário